segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Festa do Destino - Orò Kínni


Na última sexta-feira de janeiro de 2014, dia 31, aconteceu a Festa do  Orò Kínni, ou festa do Destino, no Pátio de São Pedro, Bairro do Recife. Trata-se de um momento propício para conhecer o oráculo africano do ano, conhecer as previsões para o ano que se inicia e agradecer as conquistas dos anos anteriores.


A organização da festa foi coordenada pela Iyalorixá Elza de Iemanjá, responsável pelo Ilé Àse Ebgé Awo, com o patrocínio é do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo do Estado, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e da Prefeitura da Cidade do Recife.


Mãe Elza é integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Igualdade Racial, é coordenadora religiosa da Associação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, e é uma Iyalorixá atuante no cenário da cultura artística e religiosa em todo o Estado.


Durante o festejo, os participantes puderam degustar itens da culinária africana e afrobrasileira, além de contemplar exposição de artesanato e vestimentas típicas.


Além dos instrumentistas do Ilé Àse Ebgé Awo, que ficaram responsáveis pela apresentação musical e pela saudação às Divindades do Candomblé, juntamente com outros Babalorixás e outras Iyalorixás ("Pais e Mães de Santo"), o público pode conferir ainda a apresentação do Maracatu Porto Rico, que encerrou a festa.


Além dos muitos sacerdotes e seguidores do Candomblé e de demais Religiões de Matrizes Africanas, afrobrasileiras e afro indígenas, participaram ainda do evento o Jornalista Rhaldney Santos, da JC News, que com sua linda voz abriu a festa falando sobre a Divindade Exu, o Gerente de Igualdade Racial da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), Samuel da Luz, Elizabete Godinho, da Secretaria de Direitos Humanos da PCR, a Capitã Lúcia Helena, Coordenadora do GT Racismo PMPE, entre outros.
Frise-se ainda a participação da CTTU e da Polícia Militar, por meio do efetivo do 16o BPM e do GT Racismo PMPE.


GT Racismo PMPE: participante dos eventos que cultuam o combate à intolerância religiosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário