quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Abertura da Semana do Ministério Público de Pernambuco


Na tarde da última segunda-feira, 09 de dezembro de 2013, aconteceu em grande estilo a abertura da Semana do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que contou com a presença de procuradores, promotores, demais funcionários do MP, familiares e convidados, todos recepcionados pelo seu anfitrião, o Procurador Geral de Justiça do Estado, Aguinaldo Fenelon de Barros.

A programação se estendeu das 14h00 às 20h00, contando com a Palestra do Excelentíssimo Senhor Eduardo Campos, Governador do Estado, que explanou sobre "A importância do diálogo entre as instituições", fazendo um panorama da evolução da sociedade brasileira nos últimos 30 (trinta) anos, partindo do diálogo entre sociedade e instituições.

Depois foi a vez dos convidados prestigiarem a palestra sobre "Felicidade interna bruta", proferida pela Psicóloga e Antropóloga de Harvard, Susan Andrews, que respeitando plenamente a platéia, ministrou sua palestra em bom português.
Para encerrar a programação do evento, o MPPE lançou o Livro "No País do Racismo Institucional", versando sobre a experiência dos 11 anos de atividades do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Institucional do MPPE, coordenado pela Procuradora de Justiça Maria Bernadete Azevedo. O grupo é composto por vários procuradores, promotores e demais membros do MP, incluindo a Procuradora Maria Betânia, a Promotora Irene Cardoso, Promotor Roberto Brayner, funcionária Ana Karine, Emanuel, entre outros.

Na oportunidade também foi lançado um vídeo que versa sobre o Racismo Institucional e demonstra parte da experiência vivida durante as três oficinas de sensibilização e capacitação realizadas nesse ano de 2013, onde profissionais do MP e das Polícias Militares e Civil puderam conhecer sobre a temática e entender de que forma o racismo acontece no âmbito das instituições.
Entre as diversas personalidades ilustres que participaram do evento, estavam presentes Inaldete Pinheiro, pesquisadora e escritora do Movimento Negro, Vera Baroni e Lourdinha, Coordenadoras da Rede de Mulheres de Terreiros de Pernambuco, Liana Lewis, Doutora e Professora de Ciências Sociais da UFPE, Ossésio Silva, Deputado Estadual, Carlos Sant'anna, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, Moisés Melo, Professor presidente dos Núcleos de Estudo Afrobrasileiros (NEAB's) do Brasil, Luiz Valério, da Coordenação da Saúde da População Negra da Secretaria de Saúde do estado, Maximina, da Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes e integrante do fórum da cidade que discute as questões sobre a igualdade racial, Guitinho de Xambá, Bráulio Mendonça, Diretor Presidente da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), Promotor Paulo Lapenda, entre outros/as.


Antes de iniciar a programação proposta para o evento, os convidados puderam assistir a uma bela apresentação do Coral formado por alunos/as da Escola Municipal Confederação do Equador, localizada no Município de Paudalho. Confira as fotos:

Parabéns aos alunos/as e ao professor pelo trabalho realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário