terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Jaboatão dos Guararapes discute sua africanidade


No mês da consciência negra foram muitos os eventos realizados no Estado de Pernambuco. Na Região Metropolitana do Recife não poderia ser diferente.
No dia 29 de novembro de 2013, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Políticas sobre drogas e juventude e do Conselho de Igualdade Racial do município, realizou um Seminário sobre Direitos Humanos e Igualdade Racial, com o propósito de discutir o Plano Nacional de Direitos Humanos - PNDH III, com o foco na garantia de direitos para a população negra e combate a todas as formas de violação de direitos.

O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Jaboatão e contou com a participação de ilustres palestrantes, a exemplo da Antropóloga Rosalira Oliveira, pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, a qual abordou a temática do sacrifício de animais, tanto pelas grandes empresas do ramo alimentício, quanto pelos templos religiosos de Matrizes Africanas; com o Promotor de Justiça, Westei Conde, o qual trouxe a temática da intolerância religiosa nas instituições e na sociedade em geral, partindo da perspectiva da sua atuação na Promotoria de Direitos Humanos; e Gustavo Magnada, Doutor em Direitos Humanos que falou sobre a questão dos Diretos Humanos e a Igualdade Racial.

Para mediar o debate, a coordenação do evento convidou a Capitã PM Lúcia Helena, Coordenadora do GT Racismo PMPE.

Participaram ainda do evento a Conselheira de Igualdade Racial do município, Professora Lúcia dos Prazeres, a Tenente Coronel da Reserva Remunerada Verônica, primeira e ex-coordenadora do GT Racismo PMPE, o Secretário municipal de Direitos Humanos e Políticas sobre drogas e juventude Marcelo Gadelha, o Babalorixá Luiz de Ogodô, o Babalorixá Antônio de Xangô, a Iyalorixá Mônica, entre outras autoridades que lidam com a temática do racismo nos seus respectivos municípios.



Antes de terminar o evento, recebemos a ilustre visita da Dona Prazeres, parteira da Cidade de Jaboatão dos Guararapes, a qual de uma maneira divertida e lúdica tratou sobre o tema abordado durante o seminário.

GT Racismo PMPE: participando dos diálogos que visam a igualdade racial, a quebra dos preconceitos e a não violação de direitos da população negra.

GT!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário