terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Seminário Racismo Institucional - Da Segurança Pública aos Direitos Humanos


A Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), por meio da sua equipe de Mediação de conflitos e de formação, juntamente com a Polícia Militar de Pernambuco, através do Grupo de Trabalho de enfrentamento ao Racismo Institucional (GT Racismo PMPE), organizou um grande seminário para tratar sobre o Racismo Institucional, da Segurança Pública aos Direitos Humanos. 

O seminário foi idealizado para comemorar o Mês da consciência negra, sendo escolhido e dia que nomeia o mês para ser realizado: dia 20 de novembro, dia da morte do grande líder / herói brasileiro e negro Zumbi dos Palmares.
O evento fez parte da III Jornada Estadual dos Direitos Humanos - Pernambuco de todos e todas, e aconteceu no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Compuseram o encontro 03 (três) mesas de diálogo, sendo a primeira delas formada pelo Tenente Coronel Geová Barros, Gerente de Instrução e Capacitação da Secretaria de Defesa Social (SDS) e Mestre em  Ciência Política/UFPE; e o pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) Carlos  Sant’Anna. Para coordenar as apresentações, o evento contou com a participação de Rosa Marques, Coordenadora de Formação da SEJUDH.
Na oportunidade, os palestrantes falaram sobre a questão do imaginário social que conduz as ações das pessoas e dos profissionais que compõem as instituições, com ênfase nas corporações militares que consideram a cor da pele como fator de suspeição quando da realização de abordagens.

A Mesa de diálogo II, com o tema Intolerância Religiosa X poluição sonora / Lei do Silêncio, contou com as palestras do Babalorixá Ivo de Xambá e da Procuradora Maria Betânia Silva, componente do GT Racismo do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Para coordenar as falas, participou a Capitã Lúcia Helena, que é coordenadora do GT Racismo PMPE.

Após o almoço, foi a vez da Mesa de diálogo III, com o tema Racismo: do campo da Segurança Pública, da Justiça e dos Direitos Humanos - pensando estratégias de enfrentamento, participaram como palestrantes a Secretária Executiva de Direitos Humanos  do Recife/PCR, Elizabete Godinho e a Advogada/Mestra em Ciência Política/Doutoranda Psicologia Cognitiva/UFPE, Rebeca Duarte. Para coordenar as apresentações, participou a Tenente Coronel da Reserva Remunerada e ex-coordenadora do GT Racismo PMPE, Verônica Silva.
Esse tema provocou bastante polêmica e pudemos observar a grande participação da platéia na oportunidade.

O seminário teve ainda as presenças do Secretário Executivo de Direitos Humanos,
Paulo Moraes, do Coronel Jorge Pereira, Coordenador dos Programas Preventivos e Comunitários da PMPE, seção a qual o GT Racismo está subordinado, da Vice Consul dos Estados Unidos em Recife, Naomi Mattos, da pesquisadora e escritora Inaldete Pinheiro, do Promotor de Direitos Humanos Westei Conde, dos policiais militares que compõem o GT Racismo PMPE, da Delegada Lenise Valentim, Coordenadora do GT Racismo da Polícia Civil (PC), da Iyalorixá Lúcia de Oyá, dos intérpretes de LIBRAS da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD),  da nossa mestre de cerimônias Maria Mediação, entre várias outras pessoas.



É importante frisar a presença maciça de policiais militares no evento, fator pelo qual este GT Racismo parabeniza e agradece ao Coronel José Carlos Pereira, Comandante Geral da PMPE, assim como, todos os comandantes, chefes de diretores que liberaram os profissionais para participação nesse importante evento visando o combate ao racismo e ao racismo institucional.

O GT Racismo PMPE agradece também ao Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, por solicitar a participação de profissionais dos órgãos operativos da secretaria, a exemplo da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, instituições que também liberaram representantes para participar do evento.
Frisando o agradecimento a todos os palestrantes, coordenadores de mesa, a toda equipe de formação da SEJUDH e a Prefeitura da Cidade do Recife, sem os quais o seminário não teria sido realizado.
Muito obrigada!!!


GT!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário