terça-feira, 10 de dezembro de 2013

GT Racismo ministra palestra para educadores da Cidade de Moreno


A Secretária de Educação, Cultura e Transportes da Cidade de Moreno (SECE), Telma Maria de Souza Rodrigues, solicitou ao Comandante Geral da PMPE a participação da Coordenadora do GT Racismo PMPE, Capitã PM Lúcia Helena, para ministrar uma palestra sobre Racismo nas Escolas aos educadores daquele município.

A palestra aconteceu no dia 28 de novembro de 2013, no Casarão Catende, situado em Moreno e contou com a participação de Isabella Lisboa, Coordenadora da Disciplina de História da SECE, com o Babalorixá Luiz de Ogodô e com vários professores de história da rede municipal.

O intuito maior da palestra foi falar sobre como o racismo se manifesta nas escolas e sobre a Lei Federal 10.639 / 2003, que determina que as escolas de nível fundamental e médio devem ensinar a história e a cultura dos africanos e dos afrobrasileiros, conteúdos que incluem a questão da religião também, tema que muitos professores consideram "polêmico" e de difícil tratamento entre os docentes e os discentes.

Na oportunidade, a SECE exibiu um lindo vídeo demonstrando o que os professores vem fazendo no Município de Moreno com vistas à implementação da Lei Federal 10.639 / 2003.

O GT Racismo PMPE considera inadmissível num país onde a maioria da população é negra, sua história e sua cultura não serem efetivamente e respeitosamente ensinadas nas escolas fundamentais e médias.
Ainda tem gente que acha que racismo não existe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário