segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A Vice Consul dos Estados Unidos em Recife visitou o QCG e o GT Racismo PMPE

Cel Jorge, Naomi Mattos, Fabíola Rios e Cap Lúcia Helena
A Vice Consul dos Estados Unidos em Recife, Naomi Mattos, juntamente com a Assistente para assuntos políticos e econômicos do Consulado Americano em Recife, Fabíola Rios, visitou o Quartel do Comando Geral (QCG) na tarde desta quinta-feira (05DEZ2013). A mesma foi recebida pelo Tenente Coronel Roberto Santana, Ajudante de Ordens do Comandante Geral da Corporação, o qual apresentou a sala do Comando Geral e o sistema de vídeo monitoramento do setor, além de presentear as visitantes com publicações institucionais.

Além de conhecer o Comando Geral da nossa briosa Polícia Militar, o intuito de Naomi Mattos era visitar a sede do GT Racismo PMPE.
Naomi Mattos trabalha com a questão da igualdade racial e se interessou em saber mais sobre o trabalho do GT Racismo PMPE (Grupo de Trabalho de enfrentamento ao Racismo da PMPE) após participar do Seminário Racismo Institucional - Da Segurança Pública aos Direitos Humanos, promovido no dia 20 de novembro, na UNICAP, por meio da parceria entre a PMPE, a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos e a Prefeitura da Cidade do Recife.

A Vice Consul norte americana ficou admirada com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela PMPE com vistas ao combate ao racismo e ao racismo institucional, à intolerância religiosa, e às demais formas de discriminação.
É importante frisar que o Brasil se comprometeu a combater essas práticas discriminatórias que prejudicam sobremaneira a população negra, por meio da  Declaração e Programa de Ação adotados na III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância correlata, assinada pelos países participantes do evento que ocorreu em 2001, em Durban, na África do Sul.
Ten Cel Roberto, Naomi Mattos e Cap Lúcia Helena

Após esse encontro, foi criada a nível federal uma Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR), foi sancionado o Estatuto da Igualdade Racial; a nível estadual foram criados comitês estaduais e municipais de promoção da igualdade racial, grupos de trabalho de enfrentamento ao racismo no Ministério Público, na Polícia Militar e na Polícia Civil.
Confira outras fotos dessa ilustre visita:





Nenhum comentário:

Postar um comentário