terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Dia Nacional de Combate à intolerância religiosa

O dia 21 de janeiro foi instituído nacionalmente no Brasil, por meio da Lei 11.635/2007, sancionada pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o dia de combate à intolerância religiosa, marcando o dia em que uma Sarcerdotisa do Candomblé, Sra Gildásia dos Santos e Santos, mais conhecida como Iya (Mãe) Gilda, morreu acometida por um infarto após ver sua foto estampada, sem autorização, numa revista evangélica - Folha Universal - cujo título enunciava “Macumbeiros Charlatães lesam o bolso e a vida dos clientes”.
Neste ano de 2014, na Região Metropolitana do Recife, esta data foi dedicada ao diálogo e ao debate sobre o tema da intolerância religiosa e o GT Racismo não poderia deixar de estar presente nessa discussão.
Pela manhã, líderes de diversas religiões se reuniram no Templo Religioso de Candomblé, mais conhecido como terreiro da Iya (Mãe) Elza de Iemanjá, situado em Salgadinho/Olinda. Tratou-se de mais uma reunião do Fórum Diálogos idealizado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na figura do Promotor de Direitos Humanos Westei Conde, onde mensalmente lideranças de várias religiões se reúnem para debater temas comuns entre todos os seres humanos que professam sua crença.

Estavam presentes representantes da Igreja Católica, da Igreja de Deus, do Candomblé, do Espiritismo (Kardecista), da Fé Bahá'í, da Legião da Boa Vontade, do Budismo Tibetano, as Coordenadoras dos GT's Racismo do MPPE e da PMPE, do Jornalista Cristiano Jerônimo, da Assessoria de Imprensa do Ilé Àse Ebgé Awo e do Jornalista Rhaldney Santos, da JC News. Foi um momento de aprendizado e de reflexão sobre várias questões.
A tarde foi a vez de participarmos de um debate na Rádio FM JC News (90,3), no Programa de Rhaldney Santos discutindo também a questão da intolerância religiosa. Participaram do debate o Sr. Carlos Roberto, da Religião de Deus, a Sra Ednar Santos, da Doutrina Espírita de PE, a Simin Rabbani da  Fé Bahá'í e a Capitã PM Lúcia Helena, Coordenadora do GT Racismo PMPE.


O GT Racismo agradece a oportunidade e parabeniza a Rádio JC News pela iniciativa de dialogar sobre esse tema tão importante e polêmico.

GT Racismo: vigilante no combate à intolerância religiosa, pois discriminar não é humano!

GT!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário