sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

5ª Caminhada das Águas de Oxalá em Limoeiro


No dia 19 de janeiro de 2014 (Domingo) aconteceu a 5ª edição da Caminhada das Águas de Oxalá na Cidade de Limoeiro.
Sob a iniciativa do Babalorixá Alabiyi, Coordenador Geral das Águas de Oxalá, o evento vem reunindo ao longo dos anos a comunidade de terreiros da Cidade de Limoeiro, juntamente com Babalorixás, Iyalorixás, filhos e filhas de Santo de outras cidades de Pernambuco, jornalistas, políticos, membros de outras Religiões, a exemplo da Comunidade Católica, grupos culturais e autoridades estaduais, municipais e federais.

A caminhada possui como carro chefe a promoção da igualdade étnico racial em Limoeiro, haja vista ser uma celebração importante para os adeptos das Religiões de Matrizes Africanas (Candomblé, Umbanda e Jurema Sagrada). Além de procurar promover a visibilidade e o respeito aos grupos considerados vulneráveis, a exemplo das pessoas com deficiência, da comunidade LGBT, entre outras.

Nesse ano de 2014, o tema da caminhada foi: "Educação, é preciso conhecer para entender! Lei 10.639/2003, aplicabilidade já!", tendo em vista que a existência dessa norma federal completou 11 anos sem que a mesma tenha sido efetivamente implementada nas escolas.
A Lei 10.639/2003 modifica a Lei de Diretrizes de Base da educação brasileira e determina que a história e a cultura dos africanos e dos afrobrasileiros seja ensinada nas escolas com o respeito e a dignidade que merecem.

É inadmissível que num país construído pelos negros, cuja maioria da população é negra não oferte às suas crianças e adolescentes os conhecimentos sobre essa grande parcela da população, permitindo que as pessoas desconheçam a história dos seus antepassados e promovendo desconhecimento e ignorância, que geral preconceitos e atos discriminatórios.

Participaram da caminhada o Baba Alabiyi, o Baba Gilmar de Camaragibe, o Baba Deja de Camaragibe, a Iya Bun mi de Xangô, a Iya Hortência de Oyá, o Baba João, além de outros Babalorixás, Iyalorixás, seus filhos e filhas. Participaram ainda da caminhada a Irmã Dulce Carmem da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, o Irmão Manoel da Paróquia São Sebastião, o historiador Luciano de Surubim, o Major PM Luan, integrante do GT Racismo PMPE, a Capitã PM Lúcia Helena, atual Coordenadora do GT Racismo PMPE, o Cabo PM Soares, integrante do GT Racismo PMPE, Walter Eudes, jornalista independente da Cidade de Limoeiro, Carlos Alfeu, jornalista da Rádio Jornal Limoeiro, o Deputado Henrique Queiroz, o Vereador José Nilton, o Vereador Bau da Capoeira, o Grupo de Capoeira do CRACEPE e o Maracatu Xililique.

Nessa postagem o GT Racismo faz um agradecimento especial a 6a Companhia Independente de Polícia Militar (6a CIPM) e a Guarda Municipal de Limoeiro que prestaram um apoio fundamental para a realização do evento em tela. 

GT Racismo PMPE no combate à intolerância religiosa e a qualquer forma de discriminação e preconceito, pois discriminar não é humano.

GT!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário