quinta-feira, 6 de março de 2014

GT Racismo participa da abertura do I Seminário Internacional sobre carnaval, identidade negra e economia criativa


O Comandante Geral da PMPE foi convidado para participar da Abertura do I Seminário Internacional sobre carnaval, identidade negra e economia criativa, que aconteceu na noite do dia 18 de fevereiro de 2014, na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco.
Por sua vez, o Coronel Carlos Pereira, Comandante Geral, indicou a Capitã Lúcia Helena, Coordenadora do GT Racismo PMPE, para participar do evento, onde também estavam presentes personalidades pernambucanas que representam a Cultura, o Movimento Negro e as Religiões de Matrizes Africanas do nosso estado, a exemplo da escritora Inaldete Pinheiro, de Alexandre L'Omi L'Odò, Lucas dos Prazeres, João Monteiro, entre outros.

Estavam presentes também representantes de vários países latino-americanos, a exemplo do Peru, Colombia, Trinidad e Tobago, entre outros, que lidam com a questão da economia criativa, principalmente nas expressões culturais e artísticas presentes no carnaval de cada país. Carnaval este que possui sua gênese na cultura africana que foi trazida pelos africanos que aportaram em terras Sul Americanas forçosamente há séculos atrás. Além desses, também tinham representantes Norte Americanos de New Orleans (EUA).

Entre as autoridades presentes no evento que compuseram a mesa, estavam: A Deputada Estadual Tereza Leitão, anfitriã do evento naquela casa legislativa; o secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Rodrigues de Carvalho; Hilton Cobra, Presidente da Fundação Cultural Palmares; Davi Soto, da Fundação Acqua da Colombia; Capitã Lúcia Helena, Coordenadora do GT Racismo PMPE e a Iyalorixá Beth de Oxum.
Na oportunidade, todos os participantes puderam conferir a palestra esclarecedora de João Jorge, Presidente do Bloco Afro Olodum, o qual reivindicou mais investimento para as agremiações e blocos que propagam a cultura negra. 
Confira matéria sobre o evento no site da Fundação Cultural Palmares:
http://www.palmares.gov.br/2014/02/abertura-de-seminario-destaca-importancia-de-mais-investimentos-para-a-cultura-negra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário