domingo, 7 de abril de 2013

Dia Internacional da Mulher é comemorado em grande estilo

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) preparou uma noite especialíssima para comemorar o Dia Internacional da Mulher.
Na noite de 08 de março, o Auditório da Academia Pernambucana de Letras, sito à Av. Rui Barbosa, 1596, nas Graças ficou repleto de pessoas ilustres, as quais atenderam ao convite da Escola Superior, da Coordenadoria Ministerial da Gestão de Pessoas, do Núcleo de Apoio à Mulher e do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Institucional, todos do MPPE.
Foi uma comemoração sábia! Com o tema "Mulheres de Letras: escrita e poder", o MPPE proporcionou um momento de aprendizado por meio das palestras das fenomenais Professoras Doutoras Constância Duarte e Luzilá Gonçalves Ferreira.
Tivemos ainda a palestra do Dr. João Maria Rodrigues Filho, Coordenador do Núcleo de Apoio à Mulher do MPPE, que juntamente com a sua equipe faz um trabalho maravilhoso destinado ao enfrentamento da violência contra mulher. Parabéns Dr. José Maria! Esta causa é muito nobre e necessária na busca pelo extermínio desse tipo de violência que tanto faz sofrer.


Além de outras autoridades, a mesa foi composta pelo Excelentíssimo Senhor Aguinaldo Fenelon, Procurador Geral de Justiça de PE, pela Procuradora Drª. Maria Bernadete, Coordenadora do GT Racismo do MPPE, pela Promotora Deluse Amaral, Diretora da Escola Superior do MPPE, pela fantástica escritora e militante do Movimento Negro Unificado (MNU), Inaldete Pinheiro de Andrade e pela Capitã PM Lúcia Helena, Coordenadora do GT Racismo da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e, na oportunidade, representante do Excelentíssimo Senhor Coronel PM Luís Aureliano de Barros Correia, Comandante Geral da PMPE.

O vasto conhecimento demonstrado nas falas dos (as) palestrantes nos trouxeram muitas informações importantes e para alguns, inéditas. A exemplo da escritora potiguar Nísia Floresta Brasileira Augusta, considerada uma pioneira do Feminismo no Brasil, com muitas publicações abolicionistas e a favor da evolução e independência femininas, datadas do Século XIX. Suas ideias, revolucionárias à época, foram escritas em vários livros, textos para jornais, artigos, etc. Como os seguintes títulos: "Direitos das Mulheres e injustiça dos homens", "A Mulher" (1859) e "A lágrima de um caeté" (1849), o qual retrata o ponto de vista histórico dos "fracassados" e oprimidos, entre outras. Além disso, descobri que dentre as mulheres assassinadas no Brasil, 70% delas morrem pelas mãos dos seus companheiros, assim como, que o Piauí é o Estado onde menos se mata mulheres no Brasil.


A comemoração foi abrilhantada ainda pelo Quinteto de Sopro Arrecifes, do Conservatório Pernambucano de Música. Aliás, outra atração de excelente qualidade escolhida pela organização do evento. Show!


Também participaram da comemoração Vera Baroni, Representante da Rede de Mulheres de Terreiros e Coordenadora do Movimento Negro Uiala Mukaji, a Antropóloga e Professora de Sociologia da UFPE Liana Lewis, Chico, do MNU, entre outros (as).

Confira outras fotos do evento:



Dr. José Maria, bendito sois vós entre as mulheres!
 
 GT!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário