quarta-feira, 17 de abril de 2013

Promotor de Justiça propõe cota racial em concurso de prefeitura


Na Cidade de São Bento do Una, Município do Agreste Pernambucano a 215 Km de Recife, o Promotor de Justiça Domingos Sávio Agra e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) como um todo, impetrou uma Ação Civil Pública junto ao Poder Judiciário, com vistas a garantir a reserva de 20% das vagas para afro descendentes, em especial para quilombolas, nos concursos realizados pela prefeitura, no prazo de 8 anos.
De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2011, 53% da população de São Bento do Una é negra (pretos e pardos). Lá existem cinco comunidades quilombolas tradicionais: Quilombos de Caibras, Caldeirãozinho, Jirau, Primavera e Serrote do Gado Bravo.
Por sua vez, o Juiz de Direito Augusto Sampaio da Comarca de São Bento do Una "compreendeu a necessidade do poder público contribuir com a inclusão social da população negra, em especial a quilombola" e deferiu em favor do pedido do MPPE.A prefeitura da cidade, "comandada pela Prefeita Débora Luzinete de Almeida", porém, agravou da decisão contestando a ação.
Agora está nas mãos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) julgar o mérito da ação.

Promotor by Publicação bimestral nº 24 do GT Racismo MPPE
Juiz by Publicação bimestral nº 24 do GT Racismo MPPE


Serviço: Conforme o que preconiza a Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial, também cabe ao poder público, por meio de ações afirmativas ("programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades" - Inciso VI do Art. 1º),  "promover a igualdade étnica e o combate às desigualdades sociais resultantes do racismo, inclusive mediante adoção de ações afirmativas" (Inciso I do Art. 48).

Opinião: Pela Cap PM Lúcia Helena - Coordenadora do GT Racismo PMPE
Abro um parêntese para utilizar este espaço com o intuito de render elogios ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo MPPE no combate ao Racismo Institucional. Trabalho este que vem plantando sementes que já estão dando belos frutos, como esta notícia que li no informativo bimensal de nº 24, do GT Racismo do MPPE. Parabéns ao MPPE nas figuras da Drª. Maria Bernadete, Coordenadora do GT Racismo do MPPE e todos (as) os (as) demais integrantes do GT e também do Dr. Aguinaldo Fenelon, Procurador Geral de Justiça e que se mostra bastante consciente e apoiador do enfrentamento ao Racismo. Aproveito para parabenizar também o Promotor e o Juiz de Direito da Cidade de São Bento do Una, já citados nesta matéria, os quais decidiram partir do campo das ideias para praticar ações afirmativas com vistas a melhoras a situação da população negra do nosso estado.
São matérias como estas que me deixam realmente feliz e motivada para continuar esse árduo trabalho contra o racismo na nossa sociedade.


GT!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário