quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mulheres de Tejucupapo interpretam pioneirismo da mulher pernambucana



Caro (a) leitor (a), você já ouviu falar nas Mulheres de Tejucupapo? Elas são um exemplo típico pernambucano: são guerreiras! São pioneiras na participação em guerras e no uso de pimenta durante o combate. Em 1646, juntamente com seus irmãos, maridos, filhos e demais parentes conseguiram derrotar cerca de 600 holandeses que tentavam invadir parte do território pernambucano após terem perdido quase a totalidade do domínio dessas terras.

Os holandeses decidiram investir no domingo, dia em que a maior parte dos homens da vila ia até o Recife para vender seus produtos de pesca. Mas eles não esperavam uma recepção coberta de bravura e heroísmo. Heroínas! Isso é que são as Mulheres de Tejucupapo. Defenderam seus filhos, sua família e seu lar. Não quiseram se submeter à dominação estrangeira e para isso lutaram inteligentemente e venceram a batalha.

Neste próximo domingo, 28 de abril de 2013, as Mulheres de Tejucupapo encenarão a batalha contra os holandeses, no próprio distrito de Goiana. Acontecerão ainda apresentações culturais de grupos de caboclinho, maracatu, de dança africana, dentre outros grupos culturais existentes na região.

O GT Racismo participou do II Encontro Cultural das Heroínas de Tejucupapo, que aconteceu na sala de eventos da Igreja Católica local, no dia 30 de março do corrente ano.
Houve a participação da Srª. Luzia, precursora do engajamento cultural no distrito, a Srª. Deyse Dornelas, Presidente da ONG Heroínas de Tejucupapo, a Srª. Inaldete Pinheiro, pesquisadora e escritora da cultura afro descendente, os vereadores Paula de Joca e André Rabicó, e o Vice Prefeito de Goiana, Carlos de Joca.


Confira algumas fotos do evento:





 GT Racismo: elogiando e apoiando a cultura pernambucana, onde destacamos  influência da cultura negra nessa formação histórica.
GT!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário