domingo, 31 de março de 2013

Audiência Pública em prol da Saúde da População Negra

No dia 20 de março do corrente ano, dia que antecedeu o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, a Coordenação de Atenção à Saúde da População Negra e das Pessoas com Doença Falciforme da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, coordenada pela Drª. Miranete Arruda, juntamente com o Deputado Betinho Gomes, realizaram no 6º andar da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) uma audiência pública para discutir e tentar melhorar a questão da saúde da população negra no nosso estado, tendo em vista que mais de 60% da população pernambucana é composta por negros (as), enquadrando-se nesse percentual os que se consideram pretos ou pardos.
O desconhecimento por parte dos profissionais da área de saúde quanto aos sinais e sintomas da anemia falciforme vem sendo um fator de não garantia de direitos e de adoecimento e morte de pessoas em Pernambuco. Para realizar ações positivas no sentido de desenvolver políticas públicas que atendam a população que sofre com doenças inerentes a genética do negro, é necessário que os atendentes que recepcionam os pacientes nos hospitais registrem a definição de raça dita pela pessoa que procura atendimento. Só assim teremos uma radiografia dos atendimentos realizados nos hospitais, postos de saúde, etc.
Participaram ainda do evento o Deputado Sérgio Leite, a Capitã PM Lúcia Helena, representando o Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, Vera Baroni, Representante da Rede de Mulheres de Terreiros e Coordenadora do Movimento Negro Uiala Mukaji, Inaldete Pinheiro, educadora e escritora de diversas obras que retratam a perspectiva cultural negra no nosso país, Conceição Silva, Coordenadora de Saúde da População Negra de Olinda, Isabel Duarte,Biomédica do Laboratório Municipal do Recife,  e diversos (as) representantes das pastas da Saúde municipais (Recife e Olinda) e estaduais, a Yalorisá Diva T'Yemonjá, etc.
Dentre várias falas gostaria de destacar a preocupação de Vera Baroni com a questão da água que é fornecida pela COMPESA no nosso estado, a qual se apresenta de péssima qualidade e inútil para ser ingerida pela população em geral. E água é berço para a saúde.
Confira algumas fotos da ocasião:

PS: Assim que recebermos a ata do evento detalharemos os (as) demais componentes da mesa.




São as autoridades estaduais, municipais, sociedade civil e o GT Racismo PMPE na luta pela garantia de direitos e pela melhoria da vida da população negra.
GT!!!

2 comentários:

  1. PARABÉNS ! PELA INICIATIVA ,JÁ É CHEGADO O TEMPO DE SERMOS RESPEITADOS E TRATADOS COMO IGUAIS, POIS NA HORA DO TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS , E DA TRANSFUSÃO DE SANGUE TODOS SABEM QUE SOMOS IGUAIS E QUE NOSSOS ÓRGÃOS SÃO ÓTIMOS PARA TRANSPLANTE E NOSSO SANGUE É MARAVILHOSO PARA TRANSFUSÃO, ENTÃO É HORA DE NOS DAR OS MESMOS DIREITOS COM RELAÇÃO A TRATAMENTO DE SAÚDE . TEMOS O SUS QUE É COMPLETO E PERFEITO MAS ESTA SENDO SUCATEADO PARA IMPEDIR O NOSSO TRATAMENTO. POIS A MAIORIA DOS NEGROS NÃO POSSUEM CONDIÇÕES DE TER UM PLANO DE SAÚDE PARTICULAR .PRECISAMOS VALORIZAR E EXIGIR O SUS.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, comentarista anônimo.
    Resta-nos saber de que forma podemos nos mobilizar para exigir essa melhoria mais que necessária.

    ResponderExcluir