sábado, 16 de março de 2013

Oficina de enfrentamento ao Racismo Institucional / Garanhuns

As datas 13 e 14 de março de corrente ano foram dias maravilhosos para a reflexão, aprendizado, abandono de ideias antigas e construção de esperança em dias melhores.

Um grupo seleto de promotores, policiais militares e civis se reuniu na Cidade de Garanhuns para aprender, discutir e interagir a cerca de um tema polêmico e de grande importância para a nossa sociedade, assim como, para todos os operadores de segurança pública. Trata-se do enfrentamento ao Racismo Institucional (RI).

Promotores, Oficiais da Polícia Militar (PM), Delegados e demais servidores / membros do Ministério Público, da PM e da Polícia Civil (PC), da Capital e do interior do estado, sob a facilitação das Psicólogas e Professoras Maria Lucia da Silva e Maria de Jesus Moura aprenderam conceitos importantes, externaram ideias do imaginário social sobre as perspectivas do branco e do negro na sociedade e discutiram maneiras de combater o racismo que humilha e causa muito sofrimento.

Imaginário social sobre o BRANCO


Imaginário social sobre ÍNDIOS e NEGROS

Durante a abertura, na manhã da quinta-feira, primeiro dia do evento, estavam presentes diversas autoridades, e pessoas ilustres, a exemplo da Procuradora Gerusa Torres de Lima, representando o Procurador Geral de Justiça Aguinaldo Fenelon, da Procuradora de Justiça Maria Bernadete, Coordenadora do GT Racismo do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Promotora de Justiça Deluse Amaral, Diretora da Escola do MPPE, o Promotor de Justiça de Garanhuns, Stanley Corrêa, o Professor e Assessor pedagógico da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), Miguel Alves, as Delegadas da Mulher e Coordenadoras do GT Racismo da PC, Lenise Valentim e Marluce Ferreira, o Sr. Geraldo Mendes Barbosa, representante da Comunidade Quilombola de Castainho, o Tenente Coronel Maranhão, Comandante do 9º BPM, em Garanhuns, o Tenente Coronel João Bosco, Comandante do 10º BPM, em Palmares, o Major Romildo, representando o Coronel Hermes, da Diretoria Integrada do Interior I (DIRInt I), a Capitã Lúcia Helena, Coordenadora do GT Racismo PMPE, entre outros (as).

Tivemos na abertura do evento uma palestra muito explicativa e interessante da Doutora Dora Lúcia de Lima Bertúlio, que também é Procuradora Federal. 

É importante lembrar que esse rico momento de aprendizado só foi possível devido a parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR) e da organização do MPPE, juntamente com a PM e a PC.

Confiram a programação e as fotos do evento:



Composição da mesa

Doutora Dora Lúcia

Doutora Dora Lúcia, Psicólogas Maria Lucia e Maria de Jesus




Mulheres de fibra e maravilhosas


Debatendo propostas integradas para melhorias


 GT Racismo, MPPE, PM e PC no combate ao Racismo Institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário