quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PUBLICAÇÃO SOBRE O LANÇAMENTO DA CAMPANHA CONTRA O RACISMO EM BOLETIM GERAL DA PMPE


QUINTA-FEIRA - RECIFE, 24 DE NOVEMBRO de 2011 - BG Nº A 1.0.00.222

BOLETIM GERAL


QUARTEL do COMANDO GERAL da PMPE


“Segurança Forte, Polícia Amiga.”


BOLETIM GERAL


GT RACISMO PARTICIPA DE CAMPANHA

 

Lançamento contou com representantes da Corporação


O Ano de 2011 foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o ano afro-descendente. Inseridos nesse contexto e visando a comemoração do mês da Consciência Negra, assim intitulado devido ao fato de ser o mês da morte de Zumbi, comemorado no domingo (20), o GT Racismo da PMPE participou no dia 04, do lançamento oficial da Campanha contra o racismo do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

O evento aconteceu no Auditório da Procuradoria da República no estado, onde foram debatidas as necessidades das instituições públicas prestarem um serviço correto, através da

capacitação de seus integrantes; sobre o dever institucional de lutar contra o racismo, até mesmo por uma questão de ética; e sobre a necessidade de se fazer uma auto-análise institucional: Até quando manter e aceitar o racismo; Até quando não educar e informar sobre isso. O GT Racismo na Corporação foi criado através da Portaria do Comando Geral nº 1.255, de 10 NOV 09, pelo até então comandante geral na época, o Coronel José Lopes, atualmente exercendo cargo de Secretário Especial de Articulação estadual.

A coordenação do grupo é efetuada pela Major Verônica, que abordou durante os debates sobre a criação do grupo de trabalho contra o racismo na PMPE e sobre a sensibilização do efetivo quanto a prática do crime racial, tanto em relação ao público interno quanto ao público externo à Corporação, enfatizando que essa realidade precisa ser mudada.

A campanha será através de imagens divulgadas em outbus, outdoors, cartazes fixados nas estações de metrô e em empresas de ônibus, além de locais de grande aglomeração de pessoas, onde serão distribuídas cartilhas educativas . Haverá ainda a divulgação através de folhetos, camisas, sites e nas redes sociais, além de um spot nas rádios que trará o slogan da campanha “Racismo: começa com ofensa, termina com justiça".


LINK:

http://www2.pm.pe.gov.br/c/document_library/get_file?p_l_id=13026&folderId=857514&name=DLFE-20467.pdf


"GT RACISMO PMPE: Voz ativa contra o racismo da sociedade pernambucana."

2 comentários:

  1. eu sempre adimiro essa luta contra a discriminação racial, mais sempre costumo disser que a própria expressão "discriminação racial" já se trata de uma discriminação, pois no momento que dizemos que não discriminamos as raças estamos adimitindo a existência de mais de uma raça o que não é aceitável, raça só existe uma "a raça humana" agora dentro dessa raça temos etinias diferentes, não raças, mais claro isso nunca irá tirar o brilho da atitude de pessoas como vcs. Marcos Lourenço. Sim Lúcia se vc for tutora de mais algum curso do senasp mim avisa quewro participar, tchau.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcos! Tudo bem?
    Estive pesquisando sobre o assunto e observei que de acordo com o dicionário Aurélio, RAÇA significa: "1. Conjunto de indivíduos cujos caracteres somáticos são semelhantes e se transmitem por hereditariedade; 2. O conjunto dos ascendentes e descendentes duma família, tribo ou povo, que se origina dum tronco comum.
    Já para o Wikipédia, a enciclopédia livre:

    "A raça é um conceito que obedece diversos parâmetros para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica desde suas características genéticas; é comum falar-se das raças de cães ou de outros animais.

    A antropologia, entre os séculos XVII e XX, usou igualmente várias classificações de grupos humanos no que é conhecido como "raças humanas" mas, desde que se utilizaram os métodos genéticos para estudar populações humanas, essas classificações e o próprio conceito de "raças humanas" deixaram de ser utilizados, persistindo o uso do termo apenas na política, quando se pede "igualdade racial" ou na legislação quando se fala em "preconceito de raça", como a Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que instituiu, no Brasil, o “Estatuto da Igualdade Racial”. Um conceito alternativo e sinônimo é o de "etnia".
    Muito obrigada pela sua preferência quanto à tutoria da SENASP. Fico muito grata e feliz pela sua consideração. Mas a escolha dos alunos independe da vontade do tutor e vice versa.
    Mas espero que por coincidência possamos nos encontrar novamente.
    Forte abraço.

    Lúcia Helena - 1º Ten PM

    ResponderExcluir