domingo, 27 de novembro de 2011

1ª CAMINHADA DOS TERREIROS DE CARUARU

Saudações a todos e a todas!
No dia 19 de novembro do corrente ano, dia que antecede a comemoração do dia da Consciência Negra, foi realizada a 1ª Caminhada dos Terreiros de Caruaru, cidade do Agreste Pernambucano.
O evento foi idealizado pela Secretaria Especial da Mulher, que hoje é encabeçada por Louise Caroline. Participaram da caminhada, além da equipe que coordenou o evento, a Srª. Promotora de Justiça Silvia Amélia, representando a Coordenadora do GT Racismo do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Procuradora Maria Bernadete; a 1º Ten PM Lúcia Helena, representando o GT Racismo da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), José Pereira, Presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Vera Baroni, Representante da Rede de Mulheres de Terreiros de Pernambuco e Coordenadora do Movimento Negro Uiala Mukaji e Lucimary Passos, Advogada e Coordenadora do Conselho Municipal da Mulher, também da Cidade de Caruaru.
Abrilhantaram o evento, uma comissão da Coordenação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco - que teve neste ano de 2011 sua 5ª edição, no dia 04 de novembro - como Marcos Pereira, Mãe Nadja e Mãe Lua de Bessen; o Padre Everaldo, Reitor da Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Caruaru; a Irmã Auxiliadora, representante da Pastoral Afro; a Reverenda Líliam, representante da Igreja Anglicana, diversos Babas e várias Iyas (Pais e Mães) das religiões de Matriz Africana. Sem eles, o evento não existiria, nem poderia resplender a beleza da nossa cultura diversificada, da nossa miscigenação e da aceitação e o respeito, sentimentos que precisam estar presentes na mente de todos que compõem a nossa sociedade, na tentativa de exterminar o preconceito, a discriminação e a intolerância de toda e qualquer espécie, seja em relação a raça, cor da pele, cultura, opção sexual ou de credo.
A reunião de todas as pessoas aqui citadas, com seus cânticos e ritos sagrados de exaltação à natureza, entusiasmou os caruaruenses, que pararam para prestigiar o desfile em prol do AMOR e da INTERAÇÃO de todas as vertentes da nossa sociedade, as quais clamam pela DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA.
Confira algumas fotos do evento:
1ª Caminhada dos Terreiros de Caruaru


Ten Lúcia Helena, Vera Baroni, Mãe Nadja, Mãe Lua de Bessen e demais membros da Comissão da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco




Promotora Silvia Amélia

Culto das religiões de Matriz Africana 

Culto das religiões de Matriz Africana

Vera Baroni e Ten Lúcia Helena

Padre Everaldo, Irmã Auxiliadora, Louise Caroline, Ten Lúcia Helena e Coordenação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco.

Louise Caroline, Vera Baroni, Heráclito e a Coordenação da Caminhada dos Terreiros de Caruaru

1º Ten PM Lúcia Helena, Vera Baroni, Heráclito e a Coordenação da 1ª Caminhada dos Terreiros de Caruaru


VÍDEO:



GT RACISMO PMPE: Voz ativa contra o racismo na sociedade pernambucana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário