quarta-feira, 16 de novembro de 2011

TV BRASIL - PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

- Transcrito do site da TV BRASIL





Nesta semana, a TV Brasil preparou uma programação especial para celebrar a Semana da Consiência Negra, que começa quinta-feira (17) e se estende até sábado (26). São 18 atrações, que tratam de música, cinema, entrevistas, artes e história. Tudo para comemorar a data que simboliza a luta contra o preconceito e a discriminação, bem como estimula a reflexão sobre a importância africana na formação econômica, social e cultural do Brasil.
A TV Brasil presta homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que foi morto em 1695 em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo. O Dia da Consciência Negra foi instituido no Brasil em 2003 através de lei.
Entre os programas preparados pela equipe da TV Brasil estão o Estúdio Móvel, que faz uma edição especial ao longo da semana; o De Lá Pra Cá, homenageando o o poeta negro Cruz e Souza, considerado o mestre do simbolismo brasileiro. O Ver TV debate a presença do negro na televisão brasileira, que, apesar de ter aumentado, ainda é pequena se considerarmos a proporção de brancos e negros existente na sociedade brasileira. Caminhos da Reportagem, Animania, Rede Jovem de Cidadania, Cara e Coroa e 3 a 1 também trazem novidades. O programa Aglomerado, apresentado por Nega Gizza e MV Bill, vem com o músico Luiz Melodia que canta com a plateia no viaduto de Madureira, no Rio de Janeiro. E ainda, o Programa Especial, dedicado a pessoas com necessidades especiais; e Comentário Geral, que vai propor uma reflexão sobre a palavra Consciência.
No cinema, destaque para o documentário Mama Africa, do diretor Alé Braga, mostrando um pouco das muitas Áfricas que o mundo desconhece. E Cem Anos sem Chibata, do diretor Marcos Manhães Marins, que conta a história da rebelião militar da Marinha do Brasil, em 1910. Um dos líderes do movimento foi João Cândido, que ficou conhecido como Almirante Negro. Outras atrações estão na lista: os filmes Orfeu Negro, de Marcel Camus, lançado na França em 1959; e Nelson Mandela, de Regina Strassegger. E volta à tela, a série Capoeira, de cinco episódios, apresentado pelo mestre Boneco, que viaja para diversos lugares do mundo a fim de registrar como a arte vem sendo praticada.
Lista dos programas:

Quinta-feira, 17 de Novembro

Sábado, 19 de Novembro

Domingo, 20 de Novembro

Segunda, 21 de Novembro

Terça, 22 de Novembro

Quarta, 23 de Novembro

Quinta, 24 de Novembro

Sexta, 25 de Novembro

Sábado, 26 de Novembro






Nenhum comentário:

Postar um comentário