segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Seminário sobre os Povos Ciganos em Pernambuco


O Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promoveu, juntamente com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE), o Laboratório de Estudos Sobre Ação Coletiva e Cultura, a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Associação dos Ciganos de Pernambuco (ACIPE), o Seminário sobre os Povos Ciganos de Pernambuco, realizado no último dia 09 de dezembro de 2014 (terça-feira), no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).
Compuseram a mesa de abertura do seminário a Chefe de Departamento de Antropologia e Museologia Marion Quadros, o Coordenador do NEPE Renato Athias, Francisco de Assis da Secretaria de Cultura (FUNDARPE) e Enildo Kalon da ACIPE.
Aconteceram ainda as palestras de Bernadete Lopes da Secretaria de Meio Ambiente do estado (SEMAS), Francisco de Assis (SECULT/FUNDARPE) e Heberton Severo da Pastoral dos Nômades, na Mesa Redonda "Direitos e Políticas Públicas dos Povos Ciganos", coordenada por Enildo Kalon.
Na parte da tarde foi realizada mais uma mesa redonda, desta vez com o tema "Memória, Tradição e Pesquisa sobre os Ciganos".
Na programação do evento ainda estavam previstos o Lançamento do livro de Robson Siqueira, a Abertura da Mostra de Fotografias "Os Ciganos do Nordeste" e a Apresentação de Música e Danças Ciganas com o Grupo Rommi ande mulo roma.
O GT Racismo se fez presente no período da manhã e agradece o convite para participar do evento, assim como, parabeniza a iniciativa de discutir o tema, tendo em vista a situação de vulnerabilidade social em que se encontram os povos ciganos, com relação ao acesso a direitos e ao preconceito que existe contra essa população. 
É importante registrar as falas de Enildo Kalon e de Seu Antônio, que revelaram a dificuldade enfrentada pego grupo de ciganos(as) que participaria do seminário e ficou impedido tendo em vista a ausência de transporte adequado para tal. Isso demonstra mais uma vez o descaso ao qual essa população está submetida. Infelizmente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário