segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Primeira reunião do ano do Fórum Diálogos

Aconteceu na sede da Religião de Deus, no Bairro dos Coelhos - Recife/PE, no último dia 13 de janeiro de 2015, terça-feira, a primeira reunião com os membros do Fórum Diálogos, fórum de debates em respeito à diversidade religiosa.
Em pauta os recentes acontecimentos na Europa, mais precisamente na França, quando muçulmanos assassinaram jornalistas do Jornal Charlie Hebdo e o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro). Para lembrar esse dia importante no cenário nacional, será realizado um grande ato ecumênico na Sede da Religião de Deus, ao lado da Legião da Boa Vontade (LBV), próximo ao IMIP, a partir das 17h.
Participaram da reunião o Promotor de Justiça e Direitos Humanos Westei Conde, Floridalva, do Budismo Tibetano, Vera Baroni, do Candomblé, Lílian da Igreja Anglicana, Carlos Roberto da Religião de Deus, Lupércio da Jurema Sagrada, Loura da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Rosália, da Secretaria de Educação, Eduardo do GT Racismo da Polícia Civil, Vânia Besse, jornalista da LBV e da Religião de Deus, o Soldado PM Ricardo e a Capitã PM Lúcia Helena do GT Racismo da Polícia Militar, entre outros(as).
Os presentes deliberaram sobre as próximas reuniões do Fórum Diálogos, sendo a de fevereiro programada para acontecer no Ilê da Iyalorixá Amara, em Dois Unidos, dando continuidade ao conhecimento dos diversos templos religiosos existentes na Capital Recife e sua Região Metropolitana.





Opinião - Capitã Lúcia Helena
Liberdade de expressão tem limite!
Uma das perguntas que surgiram na reunião do fórum foi: "A quem serve a liberdade de expressão?" Não esqueçamos que a mídia não é acéfala. Existem pessoas por trás das notícias que são veiculadas, cada uma com seus interesses particulares e também respeitando os interesses da empresa para qual trabalham. Não me recordo de ter visto qualquer charge ridicularizando o Papa Francisco, por exemplo. Ou mesmo Martinho Lutero. Por que tantos desenhos ridicularizando o Profeta Maomé? Ridicularizar, ofender, menosprezar qualquer Religião deveria ser evitado ou mesmo proibido pelos meios de comunicação. No Brasil intolerância religiosa é crime! E os cidadãos que descumprem a lei estão passíveis de punição. Por que a imprensa pode se utilizar da suposta liberdade de expressão para ofender alguma Religião? Qualquer ofensa a qualquer religião fere os princípios da liberdade religiosa e, por consequência, fere a quem milita pelo respeito à diversidade religiosa. Não concordo que essa suposta liberdade de expressão justifique a violência e o extermínio de pessoas. Afinal, a vida é o principal direito humano que os homens possuem. Sem vida, não há o que se falar em qualquer outro direito humano, seja liberdade, saúde, igualdade, etc., inclusive o direito de consciência e de crença. Mas vamos e convenhamos, a quem serve ridicularizar a Religião Muçulmana? Fé e crença devem ser respeitadas! Sejam elas quais forem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário