segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Palestras do Centro Estadual de Combate à Homofobia no Interior do Estado

Cumprindo a proposta de atividade, o Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco (SEDSDH), realizou palestras nas unidades operacionais da Polícia Militar, localizadas no interior pernambucano. O intuito das palestras foi divulgar as orientações sobre a Portaria Conjunta SEDSDH/SDS/SAG 4.818, de 25 de novembro de 2013, publicada no Diário Oficial do Estado, de 27 de novembro de 2013, caderno Executivo, firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Secretaria de Defesa Social (SDS) dispondo sobre o conceito de HOMOFOBIA, necessário à sistematização e mensuração dos dados oficiais de crimes ou violações de direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, articulando quais as melhores maneiras, dentro dos limites da legalidade, para o tratamento entre os agentes de segurança pública e a população LGBT, com vistas a garantia de direitos.
No dia 25 de Agosto, dia do Soldado, a palestra aconteceu no auditório da Escola Técnica de Carpina e contou com a participação dos palestrantes do CECH, de policiais militares do 2o BPM (Nazaré da Mata), e da DASDH. Na oportunidade, todos receberam cópia do Protocolo de atendimento às demandas LGBT acompanhadas pelo CECH, entre 2012 e 2013. O palestrante Tiago ainda entregou ao GT Racismo uma cópia do Relatório Circunstanciado confeccionado pelo CECH que versa sobre a vulnerabilidade social LGBT, falando mais especificamente dos assassinatos contra a população LGBT no nosso estado.
Em 29/09, o 3o BPM (Arcoverde), início do Sertão pernambucano, abriu as portas do auditório localizado na sede do Batalhão para a realização da palestra. Estavam presentes policiais militares, Oficiais e Praças, e policiais civis, entre Delegadas(os), Agentes e Comissários. O Psicólogo Hugo, membro da equipe de formação do CECH, ministrou uma palestra muito rica e esclarecedora aos demais profissionais presentes.


No dia 8 de setembro foi a vez da 1a CIPM, em Belém de São Francisco, recepcionar os membros da equipe de formação do CECH, composta por psicólogos, assistentes sociais entre outros profissionais daquele centro. 
No dia 10 de setembro a palestra aconteceu em Petrolina (5o BPM) e no dia 12, em Ouricuri.
Cada OME (Organização Militar Estadual) apresentou policiais militares para participar da palestra e estendeu o convite para policiais civis que atuam em cada região. Além deles, policiais militares da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH) foram apresentados pelo seu diretor, Coronel PM Antônio, para participar das palestras como ouvintes e exemplos de agentes de segurança que respeitam as diferenças e a dignidade humana independente da orientação/condição sexual, da identidade de gênero, etc.

O GT Racismo parabeniza o CECH pela proposta de atividade e seu cumprimento, ao tempo que agradece a cada Diretor de território, Comandante de OME, policial militar ou civil que apoiou a realização da atividade e cada policial militar ou civil que participou da palestra. 

GT Racismo PMPE: presente nas atividades de conscientização quanto ao respeito aos direitos das pessoas. 

Confira mais fotos dos eventos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário