sábado, 19 de outubro de 2013

GT Racismo participa do Seminário da Caminhada dos Terreiros

 A Associação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco (ACTP) está promovendo, desde o início do mês de Outubro, diversas atividades com vistas a informar as pessoas sobre o grande evento que ocorrerá no início do mês subsequente: novembro. Mês da consciência negra e momento de reflexão a cerca de vários temas que estão presentes no cotidiano da população pernambucana.
No dia 03 de outubro (quinta-feira), nos turnos da manhã e da tarde, aconteceu no Museu da Abolição, situado no Bairro da Madalena, o Seminário da Jurema Sagrada, o qual abordou a situação da população quilombola, indígena e dos povos ciganos, fazendo um link com a sapiência da Jurema, essa Religião que é fruto da junção das tradições negra e indígena.
 O seminário contou com a participação de Inaldete Pinheiro, estudiosa, pesquisadora e escritora, Lúcia dos Prazeres, professora, escritora e coordenadora do Conselho de Políticas de Igualdade Racial de Jaboatão dos Guararapes, Jorge Arruda, presidente do Comitê de Igualdade Racial do nosso estado, Samuel da Luz, Gerente de Igualdade Racial da Prefeitura do Recife, Major PM Luan, do GT Racismo PMPE, Mãe Elza de Iemanjá, Mãe Nice Juremeira, Pai Luís, entre outros.
Participaram ainda do evento demais componentes da Associação da Caminhada dos Terreiros, a exemplo de Marta Almeida, do MNU, entre outras.

Os Povos Xucuru, Tupi e Fulni-ô se fizeram presentes para abrilhantar o evento falando sobre as modalidades de cultos da Jurema Sagrada.

Confira algumas fotos do evento:


Informativo da Associação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco (ACTP) / 2013, cuja meta principal é fazer cumprir o que reza a Lei nº 10.639/2003. Lei esta sancionada  pelo então Presidente Lula, a qual determina que a história e a cultura africana e afro descendente sejam ensinadas nas escolas,nos níveis fundamental e médio.







Nenhum comentário:

Postar um comentário