quinta-feira, 10 de outubro de 2013

GT Racismo e Coordenação dos Programas Preventivos e Comunitários participam do Seminário Estadual de Direitos Humanos



A Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Estado de Pernambuco, na figura do Secretário Paulo Moraes e sua equipe, promoveu uma grande jornada de direitos humanos que percorreu o estado, sendo o Seminário Regional da RMR (Região Metropolitana do Recife) realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco, no dia 23 de setembro de 2013, durante todo o dia. Seminário este que representou o encerramento da longa jornada empreendida.

Além dos gestores estaduais e municipais que lidam diretamente com a questão dos direitos humanos em âmbito estadual e nas cidades da RMR, estavam presentes diversos profissionais que labutam por essa causa, educadores, funcionários públicos municipais, estaduais e federais, voluntários, sociedade civil organizada, Polícia Militar de Pernambuco, etc.
Os participantes do seminário puderam conferir a palestra de Gustavo Magnata, advogado defensor dos Direitos Humanos, mestrando da matéria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).



Na oportunidade foram discutidas estratégias de enfrentamento à discriminação sofrida pela população negra, indígena e cigana, pelas pessoas com deficiência, pelas crianças e os adolescentes, pelos idosos e pela população LGBTT. O que cada profissional pode fazer na sua área de atuação para garantir os direitos humanos dessas populações?

Na oportunidade a Polícia Militar foi bastante elogiada pelo trabalho pautado na filosofia da Polícia Comunitária que vem desenvolvendo em várias comunidades da RMR, a exemplo das atividades da Coordenação dos Programas Preventivos e Comunitários da PMPE, o GT Racismo, com o Sargento Vasconcelos e o Soldado Ayron, ambos do 17º BPM, com o Projeto Patrulheiros Mirins, nas figuras do Tenente Charles e Soldados Jozivan e Ebson, do 19º BPM, e do Sargento Florêncio e da Soldado Nazareth, do 18º BPM, do PROERD, entre vários outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário