terça-feira, 17 de setembro de 2013

Efetivo do GT Racismo faz projeto de Polícia Comunitária em Igarassu e em Itapissuma


Coordenados pelo Soldado PM Ayron do 17º BPM, integrante do GT Racismo PMPE, e com a aquiescência e supervisão do Comandante da OME, Coronel Hailton, uma equipe daquela unidade vem desenvolvendo um trabalho comunitário nas cidades de Igarassu e Itapissuma, estendendo os projetos que já estão solidificados na Cidade do Paulista.
Atuando na perspectiva da polícia de proximidade, os policiais do 17º BPM realizam reuniões com os povos tradicionais para conhecer suas demandas, afasta crianças do aliciamento dos traficantes, evitando que as mesmas enveredem pelo mundo das drogas e da violência, faz reuniões com pais nas escolas, ministram palestras nas escolas, organizam ações sociais e outras atividades, como a realização de campeonatos de futebol, entre outras.
A atuação dessa equipe da Polícia Comunitária e GT Racismo PMPE já foi reconhecida, inclusive, pelo Governador do nosso Estado.


Confira as fotos:


O trabalho iniciou-se por meio de uma reunião com alguns sacerdotes das Religiões de Matriz Africana locais para debate sobre como agir na localidade, o encontro foi realizado no terreiro de Pai Denis.



A equipe fez um trabalho de resgate com uma criança de 11 anos, R**, o qual estava sendo aliciado por traficantes no local e que, pelo seu estado de fragilidade, haja vista ter sido abandonado pela mãe e pelo pai, estava bem seduzido. O jovem foi encaminhado para o abrigo municipal no qual foi acompanhado de perto pela equipe no seu dia-a-dia, sempre na hora de refeições, os policiais iam até o abrigo para ajuda-lo nas tarefas escolares, os PPMM acompanhavam também a sua rotina na escola, enfim o seu cotidiano.
Hoje, R** está em um abrigo do município de Igarassu, e se encontra bem, pois lá existe uma estrutura melhor para ele. 






Ações Sociais: já foram 06 (seis) até o presente momento. Consistem na arrecadação de donativos em geral, principalmente alimentos, para serem distribuídos nas comunidades escolhidas. É importante destacar algumas parcerias com comerciantes, Secretaria de Educação de Saúde, Pastoral da Criança, Ação social, profissionais liberais e outros. São momentos de festa com a entrega do que foi arrecadado e prestações de serviços diversos.

Apresentação formal para a comunidade de Itapissuma.



 No loteamento Cidade Criança, um bairro de Itapissuma, existe uma ONG chamada Recife Escola, a qual por meio da construção de um vínculo, a equipe adotou o campinho de futebol deles, organizou, botou as barras, redes, demarcou o espaço, limpou, conseguiram coletes, bolas e um treinador para que fosse feito uma escolinha de futebol para as crianças da localidade, que é muito pobre e carente.


Reuniões com pais de alunos:



Palestras com crianças e jovens, capacitação de professores e reuniões com a comunidade:



O Soldado Ayron elogia e agradece toda a sua equipe, sem a qual não conseguiria realizar tantas ações nas comunidades.
Além da ação dos policiais militares, para o sucesso do projeto é de fundamental importância a participação das pessoas da comunidade e até de pessoas externas às comunidades atendidas.

Parabéns a todos que realizam esse eficaz e belo trabalho comunitário, aproximando a Polícia Militar da Comunidade e diminuindo as estatísticas de uso e tráfico de drogas e da violência.
Parabéns ao Soldado Ayron e a toda a sua equipe. E parabéns ao Coronel Hailton e a todo o 17º BPM que é uma unidade exemplo de Polícia Comunitária.

2 comentários:

  1. A EXPANSÃO DESTE PROJETO QUE JÁ SOLIDIFICADO EM ALGUMAS ÁREAS, TAMBÉM QUEBRANDO BARREIRAS SOCIAIS E CULTURAIS TRAZENDO PRÓXIMO A COMUNIDADE QUE TANTO SOFRE PELA CRIMINALIDADE.
    MAIS UM EXCELENTE TRABALHO, PARABÉNS A TODA EQUIPE.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Agradeço por todos que realizam esse trabalho.
    Cap Lúcia Helena

    ResponderExcluir