domingo, 2 de junho de 2013

Reunião na ALEPE discute e implantação do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana


No dia 28 de maio, terça-feira última aconteceu no auditório da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), um encontro para discutir a implantação do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, plano este elaborado pela Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR), da Presidência da República. 
O evento foi promovido pelo Comitê Estadual de Promoção de Igualdade Racial (CEPIR), presidido pelo Professor Jorge Arruda. Além do presidente dos trabalhos, compuseram a mesa as Deputadas Estaduais Isabel Cristina e Raquel Lira, Samuel da Luz, gerente de Igualdade Racial da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), o Sargento Josevane, representando o Secretário de Defesa Social, Drª. Vera Baroni, representante da Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco e Coordenadora do Movimento Negro Uiala Mukaji, Mãe Elza de Iemanjá e um representando do Movimento Negro Unificado, Adeildo.
Participaram ainda do evento representantes das secretarias de saúde, educação e cultura de PE, alunos do Ginásio Pernambucano, componentes do Afoxé Oxum Pandá e a Cap PM Lúcia Helena, Coordenadora do GT Racismo PMPE.
Na oportunidade alguns Babas e algumas Iyas foram homenageados pelo CEPIR.
Gostaria de destacar partes da fala da Drª. Vera Baroni que nos situou historicamente sobre a importância desse ano que estamos vivenciando. Em 2013 comemoramos 155 anos da Abolição (inacabada) da escravatura no Brasil; 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos; 46 anos da Convenção Internacional contra todas as formas de discriminação; 10 anos da existência da SEPPIR e da Lei nº 10.639, que determina que a história e a cultura dos negros e dos afrobrasileiros seja ensinada nas escolas, entre outras, pois "Não devemos negar a riqueza da cultura negra aos jovens estudantes. Conhecer de onde viemos e como é a nossa cultura, das diversas etnias africanas é primordial para a formação da nossa autoestima. Não devemos permitir que as diferenças existentes entre as pessoas que compõem a população brasileira sejam transformadas em desigualdades". Todas são colocações da Drª. Vera Baroni.
Confira algumas fotos do evento:



GT Racismo PMPE, participação nos eventos contra a discriminação racial.
GT!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário