sexta-feira, 21 de junho de 2013

Dia da África é comemorado pela PMPE

“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.”
Bob Marley

Na última terça-feira, 18 de junho de 2013, a PMPE comemorou o Dia da África.

Dia da África: Dia 25 de maio. Estabelecido pela Organização das Nações Unidas, a partir de 1972, para relembrar a organização dos países africanos em Organização de Unidade Africana (OUA), 1963, hoje União Africana (UA). Data que comemora a descolonização do continente africano.

Aceitando proposta do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Institucional da Polícia Militar (GT Racismo), o Comandante Geral da PM decidiu convidar autoridades estaduais, municipais, de organizações não governamentais e religiosos que trabalham no combate ao racismo, além de convidados/patrocinadores do evento.

Foram expostas fotos da internet, do acervo do GT Racismo, incluindo registros fotográficos de algumas obras expostas no Museu Afro Brasil de São Paulo, devidamente referenciadas.
Por oportuno, as autoridades que compuseram a mesa falaram sobre a importância da cultura africana para a formação cultural brasileira, assim como, as ações institucionais que podem e devem ser tomadas no sentido de valorizar a população negra e combater a discriminação racial, cultural e religiosa contra os negros na nossa sociedade e nas nossas instituições.


Com a palavra estiveram o nosso Comandante Geral da PMPE, Coronel PM José Carlos Pereira, o Gerente-geral de Articulação e Integração Comunitária da Secretaria de Defesa Social (SDS), Manoel Caetano, que representou o Secretário de Defesa Social neste ato, a Procuradora de Justiça e integrante do GT Racismo do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Maria Betânia Silva, a Delegada da Mulher e Coordenadora do GT Racismo da Polícia Civil (PC),
Marluce Ferreira, a Presidente do Conselho Estadual de Psicologia, que no ato representou a Secretária de Direitos Humanos do Estado de Pernambuco Laura Gomes, a psicóloga Conceição Costa, a Pesquisadora e Escritora do Movimento Negro Inaldete Pinheiro, a Iyalorixá Elza de Iemanjá, da Coordenação da Caminhada dos Terreiros de PE e o Presidente do Comitê Estadual de Promoção de Igualdade Racial (CEPIR), Jorge Arruda.
As falas dos integrantes da mesa foram bastante esclarecedoras sobre o contexto sócio-histórico e cultural vivenciado ontem e hoje pela população negra na sociedade brasileira e sobre o que é necessário fazer para diminuir e extinguir os atos preconceituosos praticados contra os membros das instituições e praticados por eles também.
O arremate foi dado pela Capitã PM Lúcia Helena, atual coordenadora do GT e organizadora do evento.

Atualmente, da totalidade de ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), o famoso 190, 29% não são atendidas por falta de viaturas, 23% não são constatadas pelo efetivo policial militar e 18% são conciliadas no local da ocorrência. Apenas em 1,4% das ocorrências é realizado o trâmite correto nesses casos, condução para a delegacia com a lavratura do devido procedimento de flagrante, haja vista que tanto o racismo como a injúria racial são crimes de maior potencial ofensivo, ou seja, a pena prevista é maior que dois anos de reclusão, além da multa.


Abrilhantaram o evento a dançarina do Afoxé Oxum Pandá, Joana D'arque, que dançou ao som dos religiosos presentes, embalados pelas palmas de todos os convidados e o Poeta Damião de Andrade, cordelista de São José do Egito, que recitou dois poemas que versam sobre a história dos negros, dos índios e contra o preconceito e a discriminação.

Ao término das palestras e das apresentações, os convidados puderam saborear um típico café da manhã com itens da culinária que os africanos deixaram de herança para o Brasil, a exemplo do cuscuz, do munguzá, dos bolos de milho e mandioca, entre outros.

Agradecimento: o GT Racismo faz um merecido agradecimento às pessoas e instituições que apoiaram sobremaneira para a realização do presente evento. Ao Tenente RRPM Lupércio Nunes, Presidente da Associação dos Militares Estaduais da Reserva Remunerada, Reformados e Pensionistas PM e BM do Estado de Pernambuco (AMERRPE), ao Tenente Gonçalves Simplício, Presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos, a Elisabete Assis e Daiane Carvalho, diretora e museóloga do Museu da Abolição, respectivamente, a Colorgraf, aos Tenentes Coronéis Walter Benjamin e Vlademir, Comandantes do BPChoque e do Colégio da Polícia Militar (CPM), respectivamente, aos setores de imprensa da SDS e da 5º Seção da PMPE. 

Agradecemos também a todos/as os/as palestrantes que competentemente falaram sobre a temática, assim como, a todos/as os/as que participaram do evento: comandantes de unidades operacionais, de área e especializadas da RMR, demais Oficiais e Praças, integrantes ou não do GT Racismo PMPE, a Major PM Verônica, pioneira na Coordenação do GT Racismo, seguida pelo Major PM Luan, o Sargento Josevane, representante do GT Racismo da SDS, a Professora Lúcia dos Prazeres, Chefe de Núcleo de Políticas de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos da Cidade do Jaboatão dos Guararapes, Igor dos Prazeres, Coordenador de Negras e Negros de Olinda, da Secretaria de Articulação Social daquele município, Margarett Leite, escritora da União Brasileira de Escritores (UBE) e Presidente da Associação de Arte e Cultura de Pau Amarelo.

PC, PM e MPPE juntos no enfrentamento ao racismo

Muito obrigada pela participação de todos/as!

Discutir o racismo, o preconceito e a discriminação é de suma importância para a extinção desses males que tornam a nossa sociedade desigual. E sem igualdade, não podemos viver a verdadeira democracia!

GT!!!

2 comentários:

  1. Pababéns Cap. Lúcia Helena pelo bom trabalho que vem realizando neste grupo tão simbólico representante de uma etnia tão vilipendiada ao longo da História do Brasil. Abraço.

    Gleydson Holanda

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Gleydson!
    Sozinha eu não conseguiria.
    Fico feliz que outras pessoas também segurem essa bandeira muito pesada comigo, conosco.
    Obrigada pelo comentário!
    Abraços,

    Lúcia Helena - Cap PM

    ResponderExcluir