domingo, 19 de maio de 2013

Opinião contra qualquer discriminação



Crítica quanto a não comemoração do dia 13 de maio.

Porque não adianta apoiar a nossa versão da história, os nossos pontos de vista eliminando o outro, discriminando a forma do outro construir a história.
Como querer que respeitem a minha história sem respeitar a do outro?
Como exigir respeito sem tolerar?
Como lutar contra a intolerância sendo totalmente intolerante com o outro, sua versão, seu conceito.
Creio que devamos nos aceitar verdadeiramente sem discriminar a partir de esteriótipos.
Por isso, apesar de toda história por trás da assinatura da Lei Áurea, assim como as consequências funestas que ela gerou e ainda gera para a população negra nesse nosso Brasil varonil, não podemos esquecer que esse ensinamento foi fincado na nossa cultura, nas mentes das crianças e dos jovens por um longo período de tempo, e isso não podemos negar, apesar de não concordar. 
Por isso devemos ter também a consciência que precisamos modificar esse ensinamento, mostrando a história através da visão da população negra.
Não entendo por que reivindicamos tanto o respeito, a tolerância para com as religiões, a orientação sexual, entre outros, enquanto criticamos, alguns até odiando as demais acepções, opiniões, ideias, convicções...
Espero apenas* que o fato da sua opinião ser diferente da minha não faça com que você me violente, me ofenda, me menospreze, me desrespeite, enfim, me discrimine.
Podemos perfeitamente conviver juntos com as nossas diferenças. Basta praticar o respeito.

* Para alguns essa palavra não caberia nessa frase, por considerarem muito difícil agir da forma posta no texto.

Recife, 18 de maio de 2013
Lúcia Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário