quinta-feira, 16 de maio de 2013

13 de Maio: dia a abolição da escravatura



Em 13 de maio de 1888 a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, a qual "libertou" os negros residentes no Brasil do sistema de escravidão.
É uma data histórica e importante para a vida dos negros que foram trazidos violentamente do seu continente de origem, a África. Porém, tal condição de "libertação" sem a implementação de política públicas com vistas à inserção dessa população fragilizada na sociedade gerou muitos problemas que até hoje verificamos e enfrentamos no Brasil. Sem ter para onde ir, como trabalhar, sem ter onde morar e o que comer, mais uma vez esses negros foram ateados à marginalidade social.
Os verdadeiros motivos dessa libertação são inúmeros, mas é fato que apesar de todas as colocações e questionamentos, trata-se de uma data especial e digna de comemoração. Afinal, a partir da assinatura da Lei Áurea os negros deixaram, formalmente, de ser escravos.
O GT Racismo decidiu comemorar essa data homenageando uma grande escritora que vive em Recife, a potiguar Inaldete Pinheiro de Andrade. Militante do Movimento Negro, Inaldete utiliza as suas excelentes composições com vistas a exterminar essa ideologia de dominação que acomete os negros a uma situação de inferioridade dentro da sociedade brasileira.
A homenagem é para a escritora, mas quem ganha o presente é o leitor do nosso blog, que poderá conferir um trecho de uma de suas obras:




Inaldete, muito obrigada pelo trabalho que a senhora desenvolve. Obrigada por compartilhar conosco a sua visão de mundo.
PARABÉNS!!! 

Confira algumas homenagens merecidas feitas à Inaldete Pinheiro em outros blogs:








Nenhum comentário:

Postar um comentário