terça-feira, 20 de março de 2012

GRANDE EVENTO NA SDS

O dia 16 de março de 2012, sexta-feira última, foi uma dia bastante importante para o enfrentamento contra o racismo institucional no Estado de Pernambuco. O auditório da Secretaria de Defesa Social (SDS) recebeu a visita da Exmª. Srª. Luiza Helena Bairros, Ministra das Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e de várias autoridades do nosso Estado, que se dirigiram até a sede da Secretaria que prima pela segurança em Pernambuco com o fito de realizar diversas atividades, como:
 
1 - A Posse do Grupo de Trabalho contra a discriminação de grupos vulneráveis e o racismo da SDS, instituído pela Portaria da SDS nº 486, de 02 de março de 2012: Ementa - Institui grupo de trabalho que atue contra a discriminação de raça, cor, sexo, idade, consciência, crença, etnia, orientação sexual e identidade de gênero bem como quaisquer atos atentatórios aos direitos e liberdades fundamentais, no âmbito da Secretaria de Defesa Social;

2 - A assinatura de cooperação técnica entre a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB / PE), Conselho de Promoção de Igualdade Racial (CEPIR) e Associação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco; e

3 - Abertura do Curso de Defesa Social e Relações Étnicorraciais e enfrentamento ai Racismo Institucional, para delegadas da Polícia Civil e Policiais femininas da Polícia Militar, com carga horária de 40 horas;
Maj PM Verônica e Ministra Luiza Helena Bairros

Com o Exmº. Sr. Wilson Damázio - Secretário de Defesa Social
O evento foi idealizado pela CEPIR, na figura do seu Presidente, o Sr. Jorge Arruda. O Grupo Cultural do Centro da Juventude da Comunidade de Santo Amaro abriu a cerimônia realizando uma apresentação musical, contendo instrumentos de percussão, saxofone e até a apresentação de uma música inédita no ritmo de Rap versando sobre a temática do racismo, drogas, homo fobia e suas formas de combate.

Grupo Cultural do Centro da Juventude da Comunidade de Santo Amaro
Além das autoridades acima descritas, compuseram a mesa ainda o Sr. Manoel Carneiro, Chefe da Polícia Civil, a Exmª. Srª. Laura Gomes, Deputada e Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, o Sr. Henrique Mariano, Presidente da OAB/PE e o Sr. Marco Aurélio.

Sr. Thomaz Xavier, Coordenador geral da ouvidoria da SDS, a Srª. Maj PM Verônica, Coordenadora do GT Racismo PMPE
Participaram ainda do evento o Sr. Thomaz Xavier, Coordenador geral da ouvidoria da SDS, a Srª. Maj PM Verônica, Coordenadora do GT Racismo PMPE, juntamente com o Sr. Maj PM Luan e da 1º Ten PM Lúcia Helena, componentes do grupo da PM, as Delegadas Lenise Valetim e Marluce Ferreira que compõem o GT Racismo da Polícia Civil, o Sr. Padre Clóvis Cabral da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde o curso supracitado será realizado, a Srª. Elza Torres, representante dos Terreiros de Pernambuco.

Representação do BPChoque no evento
Delegadas Lenise Valetim e Marluce Ferreira
Mais uma vitória da SDS - PE e de toda sociedade pernambucana contra a intolerância, o preconceito e o racismo institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário