segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Seminário Internacional Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres / FUNDAJ

Prezad@s leitor@s,
Resolvi fazer essa postagem de uma forma diferente. Acabei de enviar carta (e-mail) à Reverenda, Doutora e Militante Lilian Lira versando sobre o Seminário Internacional Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, promovido pela FUNDAJ, e realizado no dia de hoje, 07 de dezembro de 2015. Por ser uma mensagem também informativa, decidi posta-la neste blog.
A saber,

"Prezada amiga Doutora, Reverenda, Militante, Mulher Negra Lilian Lira,
Fiquei extasiada com a atividade desenvolvia hoje no Cinema do Museu do Homem do Nordeste pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), instituição que saúdo em seu nome e em nome do seu Presidente Paulo Rubem Santiago, doutor, figura pública que aprendi a admirar durante a realização do meu trabalho no GT Racismo PMPE, espaço também de militância. Momento de reunião com pessoas importantíssimas para discutir sobre o “Fim da violência contra mulheres”, em seminário internacional.
Parabéns pelo evento! Apesar de não poder ficar até o final, o que consegui assistir foi de excelente qualidade.  Na mesa de abertura estavam autoridades como a Secretária Estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro, o Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, Vera Melo, da Comissão de Direitos Humanos da Secretaria de Educação, no ato representando o Secretário Fred Amâncio, a Doutora Luciana Marques, da Fundaj, e seu presidente, Paulo Rubem.
Nossa prezada militante Nizete Azevedo, do Centro das Mulheres do Cabo, com uma fala muito pertinente quando pontuou que segurança pública não depende apenas da presença de policiais militares nas ruas. Vários atores são responsáveis para que tenhamos uma cidade melhor para tod@s, inclusive para as mulheres. Que apesar de maioria, quantitativamente falando, ainda são (somos) minoria política e no acesso à garantia de direitos.  Com vistas a uma cidade melhor para as mulheres, é necessário ter boa iluminação pública, alfabetização, acesso à informação de qualidade, acesso à saúde, incluindo métodos contraceptivos e demais medicamentos, acesso à água, disponibilidade de emprego, etc. E, perpetuando o sonho e a certeza de muitos que há tantos anos já falavam que a solução para a violência e outras mazelas presentes na nossa sociedade é investir em educação, a exemplo de Darcy Ribeiro e Paulo Freire, citados hoje na fala do Dr. Paulo Rubem, hoje, mais uma vez, essa fala foi ponto comum entre as componentes da mesa de abertura, as expositoras na primeira Mesa: Boas práticas pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, e demais interventoras presentes na audiência.
Marinez Bassotto, Reverenda do Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento (SADD), da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) também fez uma explanação muito pertinente sobre o serviço disponibilizado pela IEAB no Rio Grande do Sul e em todo território nacional, inclusive com a distribuição de cartilhas não proselitistas que tratam sobre Prevenção e Enfrentamento à Violência de gênero contra as mulheres, que já está na sua segunda edição, sendo utilizadas inclusive em outros países. Ver em http://www.ieab.org.br/sad/biblioteca/cartilha-de-preven%C3%A7%C3%A3o-e-enfrentamento-viol%C3%AAncia-dom%C3%A9stica-contra-mulheres
Já o Professor Doutor Jorge Lyra, docente e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Masculinidades (GEMA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) falou sobre um tema bastante polêmico quando o assunto é garantia de direitos humanos para as mulheres: o aborto. Gostei muito de ouvir e aprender ainda mais sobre os temas propostos.
A segunda mesa contou com as presenças da Secretária Estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro, da Juíza da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Marylusia Feitosa, Inalva Regina Cavendish Moreira – Gestora do Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL), sob a coordenação da ex-secretária estadual da mulher Cristina Buarque. Tenho certeza que foi um show de debate e de contribuições para tod@s presentes. Aproveito o ensejo para parabenizar o trabalho de todas e de cada uma das mulheres protagonistas dessa mesa pelo seu trabalho e sua história no combate à violência contra mulher. Em especial a Secretária Sílvia Cordeiro e a Juíza Marylusia Feitosa, pelos momentos de construção ao longo deste ano de 2015, nas reuniões semanais da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência de Gênero Contra Mulher do Pacto Pela Vida.
E a terceira e última mesa versou sobre Religião pelo Fim da Violência contra as Mulheres, e contou com as ilustres presenças de Ivone Gebara, Teóloga Feminista, Conselheira da ONG Católicas pelo Direito de Decidir, Denise Botelho, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (PGECI)/Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) / Fundaj e Yalorixá do Ile Ase Ayo Ogun ati Oya, tudo sob a sua coordenação.

Para mim foi muito gratificante participar, mesmo que de apenas uma parte.
Parabéns, parabéns, parabéns!!!

Como não tive tempo de me apresentar, valho-me deste para redigir o quão fiquei feliz com o que vi do evento e para me colocar à disposição de tod@s que participaram do seminário, quanto Coordenadora do GT Racismo PMPE e do Programa Patrulha Maria da Penha, ambos da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos da PMPE.

Forte abraço companheira!
E parabéns mais uma vez!!"


Lúcia Helena - Cap PM
Coordenadora Operacional do Grupo de Trabalho
de Enfrentamento ao Racismo Institucional
da Polícia Militar de Pernambuco
(GT Racismo PMPE) e
Coordenadora do Programa Patrulha Maria da Penha

Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos da PMPE
(DASDH)

(81) 3181-1006 / (81) 3181-1008

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta." Nelson Mandela



Nenhum comentário:

Postar um comentário