quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

"O Brasil que o Brasil não conhece"


Assim Juvenal de Holanda Vasconcelos, mais conhecido como Naná Vasconcelos, encerrou seu agradecimento na tarde de hoje após receber o Título Honorífico de Doutor Honoris Causa, no salão nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O título foi concedido pela Presidente do Conselho Universitário e Reitora da UFRPE, Professora Doutora Maria José de Sena, após processo que ficou dois anos em tramitação aprovação.

Naná Vasconcelos agradeceu a concessão da comenda de uma forma que sabe fazer maestralmente: tocando o instrumento em que se especializou, o berimbau, e cantando magnificamente. Após apresentação, Naná desabafou dizendo: "O Brasil que o Brasil não conhece". Afinal, Naná Vasconcelos, assim como vários outros artistas brasileiros, são reconhecidos internacionalmente, enquanto seu país de origem pouco valorizam e reconhecem. Ao contrário do que demonstrou a UFRPE, sob iniciativa do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB) daquela universidade. Preparando uma solenidade belíssima e emocionante para tod@s presentes.

 Coral Voz Nagô




Na mesa de abertura estavam reitora da UFRPE, Profa Dra Maria José de Sena, a ministra da mulher, de promoção da igualdade racial e direitos humanos, Nilma Lino Gomes, o vice-governador do Estado, Raul Henry, Luciano Siqueira representando o prefeito da Cidade do Recife, Patrícia Vasconcelos, esposa de Naná Vasconcelos, Professor Paulino Cardoso, Presidente da Associação Brasileira de Pesquisador@s Negr@s, entre outras autoridades.
Na platéia lotada, podíamos ver conselheiros(as) da UFRPE, músicos, a exemplo de Santana e Zé da Flauta, estudantes, artistas, cantoras, admiradores, fãs,amigos, policiais militares, familiares do homenageado, etc. Destaco as presenças da escritora Inaldete Pinheiro de Andrade, da Reverenda Doutora Lilian Lira, do Frei Tito, do Capitão PM Dilion, Comandante do Corpo Musical da PMPE e Capitã Lúcia Helena, coordenadora do GT Racismo PMPE, entre outros.
Familiares, amigos e autoridades acadêmicas participaram da comissão de honra que acompanhou Naná na entrada e na saída do Salão Nobre da UFRPE, a exemplo do Professor Doutor Moisés Santana, da Professora Doutora Deyse Moura e da Professora Doutora Denise Botelho. Ao término da solenidade, Naná ainda conferiu uma apresentação musical realizada em sua homenagem. Foi o maracatu que tomou conta do frontispício da UFRPE, enchendo os corredores de brasilidade e pernambucanidade. Viva o Maracatu, Viva a cultura brasileira/pernambucana, viva Naná Vasconcelos!!!

Parabéns Naná Vasconcelos!
Parabéns UFRPE!
Parabéns a cultura brasileira e pernambucana!
Parabéns pelo combate ao racismo!

Torcemos para que os poetas e artistas da nossa terra sejam valorizados e reconhecidos como merecem.

E para homenagear, quero copiar uma poesia do Padre Antônio Vieira:


“A nossa poesia é uma só
Eu não vejo razão pra separar
Todo o conhecimento que está cá
Foi trazido dentro de um só mocó
E ao chegar aqui abriram o nó
E foi como se ela saísse do ovo
A poesia recebeu sangue novo
Elementos deveras salutares
Os nomes dos poetas populares
Deveriam estar na boca do povo
No contexto de uma sala de aula
Não estarem esses nomes me dá pena
A escola devia ensinar
Pro aluno não me achar um bobo
Sem saber que os nomes que eu louvo
São vates de muitas qualidades.
O aluno devia bater palma
Saber de cada um o nome todo
Se sentir satisfeito e orgulhoso
E falar deles para os de menor idade
Os nomes dos poetas populares”



GT!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário