terça-feira, 1 de setembro de 2015

PMPE e Hospital Português realizam campanha contra o tabagismo

Notícia extraída do site oficial da PMPE:

                                  

Para lembrar o dia Nacional de Combate ao Tabagismo, o Centro de Assistência Social da Polícia Militar de Pernambuco, através do NADEQ - Núcleo de Apoio ao Dependente Químico da PMPE, promove juntamente com o Real Hospital Português, através do Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda, uma ação social no próximo sábado (29),  a partir das 14h, no Parque dona Lindu.

 A ação contará com a participação da equipe multidisciplinar das duas instituições, realizando um trabalho informativo, preventivo, além de aferição de pressão arterial e abordagem/consulta com médico especialista e exames de Peaw Flow e espirometria nos caso indicados.

Público Jovem

Conforme Blancard Torres - médico chefe do serviço Real Pneumo do RHP. Professor Titular de Pneumologia e Tisiologia da UFPE,  membro efetivo e professor das Sociedades Brasileira, Americana e Européia de Pneumologia.  Doutor em Pneumologia pela Universidade Federal de São Paulo, Pós -XT a Doutorado em Medicina -Tóquio - Japão, Médico Sanitarista e do Trabalho pela UFPE,A maioria dos fumantes adultos querem deixar de fumar devido ao medo das doenças,  o que não ocorre com a criança e o adolescente. 

A qualidade de vida tem um grande impacto como fator motivante para o indivíduo com mais idade deixar de fumar,  diferentemente dos mais jovens. As embalagens de maços de cigarros mostrando doenças como impotência sexual, acidente vascular cerebral,  infarto agudo do miocárdio,  enfisema pulmonar, doenças vasculares periféricas,  diversos tipos de câncer,  entre outras,  só inibe o viciado em nicotina com idade acima de 40 anos. Já na adolescência, o que predomina é não querer ser dependente.  Uma atitude dúbia, porque ao mesmo tempo usa o cigarro como experimentação para dizer que tem controle sobre a sua vida e faz o que bem  quer. Ter vida livre de amarras. Mais de 60% dos jovens já experimentaram o cigarro,  e em torno de 10% estão viciados,  taxa um pouco menor em relação aos fumantes adultos - 12%. O que é um dado dos mais alarmantes.

 A liberdade de fazer o que deseja ainda é a grande motivação do jovem para fumar. A imitação dos pais,  irmãos mais velhos e amigos agem empurrado o jovem para esse abismo.  Ao mesmo tempo que sabe que a sua aparência física é fortemente comprometida pelo tabaco. De fato este é um fator isolado  desestimulante ao tabagismo na juventude,  mas só percebem quando estão dependentes. Ter um maior campo de relacionamento social e afetivo também são fatores contra a permanência do vício ao tabaco na adolescência. Sabe,  igualmente, pela prática, que a capacidade de um jovem fumante de competir encontra -se prejudicada em relação a um não fumante. Porém,  não sabem que as doenças  degenerativas começam nessa idade,  e acham pouco provável adoecerem devido a essas enfermidades.
  
Então,  o que funciona com o jovem adolescente é falar dos ganhos ao não fumar ou quando para de fumar. As perdas e o medo de doenças não funcionam com gente que se acham,  pela própria idade, invulneráveis. As campanhas,  até então,  vêm massivamente incentivando o fumante de mais idade a deixar de fumar, sem uma efetividade quando o assunto é evitar o início da carreira do fumante, que ocorre, invariavelmente,  entre 14 a 21 anos. Essa faixa etária é a mais  densamente atingida,  mostrando que a porcentagem de jovens fumantes é muito semelhante ao do adulto.  Houve de fato uma redução dos números de fumantes ativos,  devido às doenças fumo-relacionadas. Porém, os novos adeptos continuam aumentando as estatísticas. 
  
A sangria continua,  nunca para, repondo os números dos que morrem ou adoecem, pelas novos usuários -  crianças e adolescentes desavisados. Abre-se o canal dos vícios às outras drogas como a maconha,  crack e cocaina.  O cigarro é a primeira droga a ser experimentada,  depois de adquirir a personalidade de viciado, a criança e adolescente partem para as outras drogas ilícitas mais pesadas. Ademais, em torno de 50% das crianças e adolescentes são fumantes passivos em suas casas.
  
Serviço: Campanha de combate ao tabagismo
Data: No dia Nacional de Combate ao Tabagismo – 29/08/15 
Hora: a partir das 14h
Local: Parque D. Lindu


Nenhum comentário:

Postar um comentário