sábado, 7 de junho de 2014

Formatura do Curso de LIBRAS voltado para operadores da segurança pública


Na última sexta-feira, 06 de junho de 2014, aconteceu no auditório da Secretaria de Defesa Social (SDS), a formatura do Curso de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), compreendendo os níveis básicos, intermediário e avançado.
A turma formada por policiais militares, bombeiros militares e policiais civis começou a ter aulas em 2012, com a ajuda do Centro de Apoio ao Surdo (CAS), da Secretaria de Educação do estado e da Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência. Os(As) concluintes possuem capacitação em LIBRAS voltada para a segurança pública.
Participaram da solenidade os(as) alunos(as), as professoras, autoridades, familiares, intérpretes e convidados(as). A exemplo das Professoras Betiza, Leane e Patrícia Cardoso, das intérpretes Jaqueline Martins e Cláudia Galvão, do mestre de cerimônias Geovanne Salles. 
Entre as autoridades presentes estavam o Gerente-geral de Articulação e Integração Comunitária da SDS, Manoel Caetano, o Gerente de Prevenção e Articulação Comunitária da SDS, João Evangelista, o Tenente Coronel Geová Barros, Gerente de Integração e Capacitação da SDS, Major PM Romero, representando a Diretoria de Articulação Social e
Direitos Humanos, Rafaela da Secretaria de Educação, Rose Maria, Superintendente da SEAD e a Perita Papiloscopista Maguilma Cruz, do Instituto de Identificação Tavares Buril, os(as) quais compuseram a mesa.

A coordenação do curso, por meio da Cabo PM Lucina Marma do Núcleo de Prevenção da SDS (NUPREV), inovou idealizando uma solenidade para os surdos, dirigida por surdos, para que os ouvintes dessa vez fossem os demandantes da inclusão, demonstrando total respeito pela comunidade e pela cultura surdas.


Agradecemos a todos que se empenharam para a realização dessa proeza. Principalmente a SDS, aos professores e aos Comandantes, chefes e diretores que autorizaram que cada integrante da turma pudesse participar do curso. Agradecemos ainda o Comandante do Colégio da Polícia Militar por ceder o espaço para a realização das aulas.


Todos estão de parabéns! Mas quem ganha mais com isso é a comunidade surda, a acessibilidade e a inclusão. Afinal, LIBRAS é a segunda língua oficial do Brasil. Nada mais justo que todos nós saibamos nos comunicar o mínimo com essa linguagem gestual.
 
Maj BM Anderson Barros representando a turma como orador.
Confira o vídeo no: http://youtu.be/8Bj51cOfERw
Mais uma vez Pernambuco inova ao ter uma Secretaria de Defesa Social apoiando policiais militares, bombeiros militares e policiais civis a realizar capacitação em LIBRAS, Linguagem Brasileira de Sinais, com vistas a conhecer a cultura surda, promover acessibilidade e melhor atender a comunidade surda.

 
Cap PM Lúcia Helena agradecendo em LIBRAS

Vídeo no youtube: 
http://youtu.be/bPCrFKRDwag
Confira demais fotos do evento:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário