terça-feira, 3 de junho de 2014

Dia da África é comemorado pela PMPE


Nesta terça-feira, 27 de maio de 2014, pelo segundo ano consecutivo, a PMPE comemora o Dia da África. Desta vez, a Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH), criada esse ano, atendendo proposta do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Institucional (GT Racismo PMPE), decidiu realizar um evento que contemplasse o público interno da Corporação. Desta feita, com a devida autorização e apoio do Comandante Geral da PMPE, Cel PM Carlos, os Diretores de territórios, DIM (Cel Neto), DIRESP (Cel Pacífico), DINTER I (Cel Hailton) e DINTER II (Cel Rosemário), além do Comandante do Corpo de Bombeiros Militar,  apresentaram policiais e bombeiros militares das unidades subordinadas para participarem de uma palestra sobre atendimento policial aos grupos vulneráveis.
O Dia da África, 25 de maio, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972 para comemorar a criação da União Africana (UA), que surgiu em 1963, representando a descolonização dos últimos países africanos que ainda viviam nesse tipo de regime econômico e político em pleno século XX.
O dia 25 de maio comemora ainda o Dia Estadual da Liberdade Religiosa, instituído pela Lei nº 15.102, de Setembro de 2013.
A palestra em comemoração ao dia do grande continente foi realizada no auditório do Banco Central, sito à Rua da Aurora, e contou com a participação de mais de 90 (noventa) policiais e bombeiros militares de todas as regiões do Estado de Pernambuco (capital, RMR, Zona da Mata, Agreste e Sertão). Foram abordados temas como população negra, racismo e racismo institucional; população LGBT e a questão do respeito ao nome social; intolerância religiosa, perpassando pelo direito de crença e a perturbação de sossego; e atendimento às pessoas com deficiência, contando com a participação da Professora de LIBRAS Patrícia Cardoso e suas intérpretes Jaqueline Martins e Simone Lyra. Confira o vídeo no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=YbP8RHBBulQ
O debate foi muito rico, polêmico e proveitoso e todos(as) que participaram receberam pastas com materiais informativos, além de certificados.

Na oportunidade, a DASDH prestou uma homenagem aos membros do GT Racismo que se destacam pelas atividades realizadas em prol da promoção da igualdade racial, do combate ao racismo e ao racismo institucional.
O Cel Antônio, Diretor da DASDH, e a Cap Lúcia Helena, coordenadora operacional do GT Racismo PMPE, agradecem o apoio de todos (Comandante Geral, AMERRPE, Banco Central, Colorgraf, imprensa da SDS, Clube dos Oficiais) para a realização da palestra, assim como, o atendimento ao convite emanado pela diretoria, ao tempo que informa que a DASDH está à disposição de todos(as).
Confira outras fotos do evento:





Nenhum comentário:

Postar um comentário