terça-feira, 10 de abril de 2012

Lançamento do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UFPE)

No dia 21 de março de 2012, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na figura do Magnífico Reitor Professor Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, e com iniciativa do Centro de Educação daquele estabelecimento de ensino superior, foi realizado o lançamento do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, NEAB/UFPE.
A solenidade contou com uma caminhada que partiu do Centro de Educação e foi até o Lago do Cavouco, onde foi feita uma justa homenagem ao escultor José Corbiniano Lins, assim como a plantação de um Baobá.
Já no Auditório Professor Carlos Maciel, localizado no Centro de Educação, os participantes do evento puderam contemplar a bela apresentação musical realizada pelo Grupo Korin Orishá, assim como, as falas dos componentes da mesa, dentre os quais se encontravam o Magnífico Reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, que presidiu os trabalhos, o Pró-Reitor de Extensão, Professor Edilson Fernandes de Souza, o escultor José Corbiniano Lins, a Professora Dayse Cabral de Moura, a qual, juntamente com o Prof. José Bento Rosas, idealizou e coordena o NEAB; participaram ainda da mesa o Professor Dr. Moisés Santana de Melo (UFRPE), dentre outras autoridades presentes. Este último, Prof. Dr. Moisés Santana, ainda proferiu uma palestra intitulada "Os NEABs no contexto das políticas afirmativas nas universidades". Palestra esta que antecedeu o encerramento da solenidade, que se deu com um coquetel contendo comidas típicas da cultura africana.
A data para o lançamento do NEAB da UFPE não foi escolhida aleatoriamente. O dia 21 de março é considerado, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, o qual rememora o massacre que resultou na morte de 60 (sessenta) pessoas e centenas de feridos na África do Sul, nos idos de 1960, na cidade de Shapeville, os quais sofreram represália por dar um passo à frente na luta contra o racismo e a opressão sofrida pelo povo negro naquele continente tipicamente negro, paradoxalmente. A violência foi cometida enquanto parte da população negra daquele país realizava uma manifestação pacífica de protesto contra o uso de “passes” para os negros poderem circular nas chamadas áreas “brancas” da cidade.
Hoje, quase 60 anos após, mais uma vez tenta-se dar um passo à frente contra a discriminação racial, mas desta vez, sem agressões físicas e mortes.

O GT Racismo da PMPE se fez presente no local e participou das atividades desse momento histórico na luta contra o racismo em Pernambuco.

Confira as fotos:

Grupo Korin Orishá


Escultor José Corbiniano Lins e a Professora Dayse Cabral de Moura, Coordenadora do NEAB


Componentes da mesa presidida pelo Magnífico Reitor Professor Anísio Brasileiro de Freitas Dourado



Nenhum comentário:

Postar um comentário