domingo, 16 de novembro de 2014

Seminário Mulheres Negras e Políticas Públicas: construindo igualdade de gênero em Camaragibe


O sábado 15 de novembro de 2014, dia "em que se comemora a proclamação da república brasileira" (tem gente que não sabe nem que o feriado é para comemorar esse fato histórico), foi dia de discutir políticas públicas para as mulheres negras, em evento organizado pela Consciência Negra Camará, movimento com berço no Município de Camaragibe, encerrando as atividades da semana da consciência negra realizada na cidade.
O GT Racismo PMPE foi convidado para o seminário, que aconteceu na Escola Estadual Francisco de Paula Corrêa de Araújo, localizada no Bairro do Timbi.
Compuseram a mesa de abertura o Vereador Edvaldo Barbosa, o representante da Secretaria de Assistência Social (SEAS) Eduardo Gaspar, a representante da Secretaria da Mulher do Estado, Carolina Vasconcelos e a Coordenadora da Mulher de Camaragibe, Eliane Alves.
Na parte da manhã, aconteceu ainda a mesa de debates com o tema "Violência contra Mulher Negra", com a participação da Coordenadora de Saúde da Mulher de Camaragibe Andréa Alencar, a Coordenadora Operacional do GT Racismo PMPE, Capitã PM Lúcia Helena, o Professor de História e membro da Fundação de Cultura de Camaragibe Anderson Neves e Gilmar Camará como mediador da mesa.
A tarde, foi a vez da mesa Educação, Acessibilidade e Diversidade, onde participaram Vera Baroni, Coordenadora da Rede Estadual de Mulheres de Terreiros, Maria Cristina do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Ciani Neves, com mediação de Júlio Antão. Foram elaboradas propostas quanto à formação dos GTs de saúde da mulher, violência contra mulher, educação, diversidade e acessibilidade, com posterior apresentação.


Participaram ainda membros do Movimento Negro Unificado (MNU), a exemplo de Marta Almeida e do Movimento de Povos Tradicionais de Camaragibe (MPTC), a exemplo de Cleide Lopes.

Parabéns à Juventude Camará pela articulação com o governo municipal de Camaragibe, com vistas aos debates sobre racismo em suas várias formas de apresentação. A partir do diálogo poderemos construir cidades, estados e países em que seja presente a igualdade racial.
O GT Racismo agradece o convite ao tempo que se coloca à disposição para outros momentos de debates e construção.

Capitã Lúcia Helena lendo alguns poemas de Cuti.

GT!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário