sábado, 12 de abril de 2014

Notícia no site da PMPE: Participação do GT Racismo em documentário

Matéria no Site da PMPE:

http://www.pm.pe.gov.br/web/pmpe/exibir_noticia?groupId=12917&articleId=12360613&templateId=13743

CAPITÃ LÚCIA HELENA PARTICIPA DE DOCUMENTÁRIO

Na última quinta-feira (10), a capitã Lúcia Helena participou da gravação de um documentário no Quartel do Comando Geral.Trata-se do projeto "Tem Preto na tela" idealizado por Cleyton José da Silva, mais conhecido como Gutinho de Xambá, descendente da Nação Xambá, terceiro Quilombo Urbano de Brasil. 


Guitinho de Xambá escreveu um projeto na FUNDARPE e foi contemplado com o custeio para realização desse documentário, o qual pretende expor a história de várias personalidades negras de Pernambuco, entre as quais a capitã PM Lúcia Helena, Coordenadora do GT Racismo PMPE. A oficiala recebeu o convite por parte de Guitinho e da produção do vídeo e com a devida autorização do Comando Geral da Corporação, participou da gravação.

A proposta do idealizador do projeto, que também é líder e vocalista do Grupo Bongar*, grupo musical que representa a cultura tradicional com origem africana, afro-brasileira e indígena, é ouvir principalmente aquelas pessoas que possuem algum trabalho voltado para o combate ao racismo.

A previsão é que o documentário esteja pronto no segundo semestre e que seja distribuído gratuitamente na rede pública de ensino, como auxílio à implementação da Lei nº 10.639/2003, a qual modifica a Lei de Diretrizes de Bases da Educação, determinando que a história, a cultura e a religião africana e afro-brasileira sejam ensinadas nas escolas de nível fundamental e médio.

* O Grupo Bongar foi criado para levar aos palcos a tradiciona festa do Coco de Xambá, que já completou 40 anos.
Saiba mais sobre o Grupo Bongar:
http://www.xamba.com.br/bon.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário