terça-feira, 15 de janeiro de 2013

4ª Águas de Oxalá de Limoeiro



 No último dia 13 de janeiro, domingo, foi realizada, na Cidade de Limoeiro, o evento 4ª Águas de Oxalá, promovido pelo Ilê Axé Indanko Fadaká, sob a Coordenação Geral do Pai Alabiyi.

Com o tema “A vida é um exercício de respeito”, o evento reuniu várias autoridades estaduais e municipais, assim como, diversas autoridades religiosas, a exemplo do Sr. Jorge Arruda, Secretario Executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), e assessor especial do governador do estado, Sr. Lúcio Rodrigues, representante do Ministério da Cultura do Nordeste, Sr. Major PM Luan,Coordenador do GT Racismo PMPE, a Srª. 1° Ten PM Lúcia Helena, auxiliar do GT Racismo da PMPE, Srª. Mãe Lua de Bessen, da Associação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, Sr. Pai Gilmar Camará, do Movimento dos Terreiros de Camaragibe, Srª. Verônica Arruda, da Associação Espírita Adolfo Bezerra de Menezes, o Sr. Crispim, da Igreja Batista Nova Canaã, a Srª. Marta Almeida, do Movimento Negro Unificado (MNU). Participaram ainda os Vereadores limoeirenses Luís do Matadouro e Zélia de Ribeiro do Mel, assim como, várias Iyas (mães) e muitos Babas (Pais) pertencentes a Religiões de Matriz Africana, os quais abrilhantaram sobremaneira o evento.
Nesta edição, as Águas de Oxalá contou com a apresentação do Grupo Paz Capoeira demonstrando o trabalho realizado pelo Sr. Crispim e equipe, assim como, seus alunos. Estando todos de parabéns pela linda apresentação.



O que significa?

As Águas de Oxalá representam um dos momentos mais importantes para o Candomblé e para todos os povos de origem africana. Oxalá, o mais respeitado de todos os Orixás do Panteão Africano, está associado à semeadura da vida na Terra, criador dos seres humanos. As Águas de Oxalá dizem respeito a “lenda dos sete anos de encarceramento, culminando com a cerimônia do ‘Pilão de Oxaguian’, para festejar a volta do pai” (http://caminhosnaumbanda.blogspot.com.br).

Oxalá Guerreiro

Oxaoguian

 
Divulgação

A cobertura jornalística das 4ª Águas de Oxalá ficou a cargo de Carlos Alfeu, jornalista da Rádio Jornal do Commercio (AM 780), Walter Eudes, comunicador social da Cidade de Limoeiro e Gonçalves Filho, da Rádio Cultural (FM 96.3).

Opinião, por Ten Lúcia Helena

A louvável iniciativa do Pai Alabiyi de Limoeiro, devidamente homenageada, inclusive, pelo CEPIR, através da entrega de um certificado das mãos do Sr. Jorge Arruda, visa convidar os cidadãos de Limoeiro, de Pernambuco, do Brasil e quiçá, do exterior sobre a necessidade de romper, de afastar da mente das pessoas o racismo, o preconceito contra minorias e grupos vulneráveis, a exemplo da mulher, das crianças e dos adolescestes, das pessoas com deficiência, dos afro-descendentes, da comunidade LGBTT, dos povos de terreiros, dos ciganos, etc.

A linda Praça da Bandeira concentrou pessoas da Cidade de Limoeiro, da capital pernambucana e de outras cidades vizinhas, a exemplo de Carpina e Camaragibe. Todos os presentes na ocasião estavam indo às ruas com o objetivo de produzir uma consciência nova nas pessoas do público em geral, exigindo o respeito que nos é devido como pessoas humanas que somos e que merecemos, de acordo com a Carta Magna desta nação, tratamento isonômico e primando pelo respeito à vida, à liberdade de crença, à segurança, etc.

Foi gratificante ver a alegria dos povos de terreiro no evento, ao cantar seus cânticos pelas ruas de Limoeiro, ao demonstrar sua cultura tão rica e necessária para a formação da cultura e da identidade brasileiras.

Parabéns, Pai Alabiyi, parabéns Limoeiro e todos que fazem as Águas de Oxalá.

Confira algumas fotos do evento:


Grupo Paz Capoeira


Amarrando o Ojá (pano sagrado), simbolicamente, pedindo respeito entre todos os povos

Mãe Bia de Iemanjá, Mãe Lua de Bessen e Marta Almeida

Sr. Jorge Arruda presta uma justa homenagem aos idealizadores do evento (Pai Alabiyi e sua mãe)

Discurso do Maj PM Luan, Coordenador do GT Racismo PMPE


Pai Alabiyi recebe presente do Pai Glimar de Camaragibe

Iya (Mãe) Bunmi e as águas de cheiro


Axoxo, comida ritualística do Orixá Oxossi: milho com coco









Pai Alabiyi, Coordenador do evento, Iya Judite de Oyá e Ten Lúcia Helena, GT Racismo PMPE



 GT Racismo PMPE contra qualquer tipo de intolerância e pela educação e o respeito sem distinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário