A manhã do dia 27 de agosto do corrente foi marcada pela reunião de várias pessoas e instituições que almejam a melhoria da qualidade de vida e a acessibilidade das pessoas com deficiência.
Dentro da programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência de Paulista (COMID), a Promotora do Ministério Público da cidade, Cristiana Ramalho, palestrou sobre sustentabilidade e acessibilidade, versando sobre a inclusão social das pessoas que possuem dificuldades para se deslocar nos grandes centros urbanos, que apresentam ruas e calçadas sem acessibilidade. Vias que não são satisfatórias para o caminhar de pessoas sem problemas de mobilidade, imagine para as pessoas com deficiência? Seja ela física, auditiva, visual, etc.
A discussão sobre a temática tem aumentado nos últimos anos, mas enquanto isso as pessoas com deficiência permanecem sem o direito aos semáforos sonoros, sem os pisos táteis adequados, sem rampas nas calçadas, sem transportes públicos adequados para recebê-las. Ou então, tais serviços se encontram instalados de maneira precária ou até incorreta, demonstrando um gasto de dinheiro público para o que deveria ser uma melhoria das condições de vida para as pessoas com deficiência, mas que na realidade não alcança tal objetivo.
Participaram do evento o Vice prefeito da Cidade de Paulista, Jorge Carreiro, o Capitão Hugo Alexandre, representando o Coronel Hailton, Comandante do 17 BPM, a Capitã Lúcia Helena do GT Racismo PMPE, Clóvis Farias, da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), a Secretaria de Defesa Social (SDS), representada pela Cabo Lucina Marma do Núcleo de Prevenção (NUPREV), da Gerência de Prevenção da secretaria, o Sargento Vasconcelos do 17 BPM, o PROCON, a Secretaria de Políticas Sociais e Juventude de Paulista, o Departamento de Assistência às Pessoas com deficiência (DAD) e os que fazem o COMID.
Na oportunidade, várias pessoas foram homenageadas pelo trabalho que vem desenvolvendo na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, a exemplo do Sr. Paulo Fernando e da Cabo Lucina Marma, que por meio de parcerias com instituições, consegue promover cursos de LIBRAS e do Sistema Braille para os policiais militares de Pernambuco.
Esperamos com sinceridade que essa parcela da população, formada pelas pessoas com deficiência, seja atendida a contento nos seus direitos como cidadãos que são, para que possam efetivamente exercer a sua cidadania e usufruir dos meios que lhe garantam acessibilidade e a igualdade de condições para com as pessoas sem deficiência.
GT Racismo no combate à discriminação contra as pessoas com deficiência.
GT!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário